Vandalismo

Dezenas de artistas foram ao ato em desagravo a Luis Fernando Verissimo em Porto Alegre (RS)

Os desenhos e cartazes foram encaminhados ao escritor que se recupera de um acidente em casa

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
A neta Lucinda e a filha Fernanda foram ao desagravo do escritor - Carlos Souza

Dezenas de artistas, cartunistas e estudantes compareceram ao ato em desagravo ao escritor Luis Fernando Verissimo, na escadaria Verão do Viaduto Otávio Rocha, no último sábado (30). O desagravo foi contra os três atos de vandalismo perpetuados contra o retrato do escritor exposto na mostra Autorias, de 119 pintores em homenagem a 26 escritores gaúchos na primeira exposição ao ar livre de arte que retratou artistas gaúchos.

Continua após publicidade

O quadro de Luis Fernando Verissimo foi danificado três vezes em uma semana, a primeira foi cortada com um estilete ou faca, a segunda recebeu uma mancha de tinta já numa réplica sobre tela e a terceira, na madrugada do próprio sábado com outra enorme mancha de tinta de cor mais forte.

:: Vandalismo em pintura de Verissimo no centro de Porto Alegre será respondido com arte ::

A pintora e curadora da exposição, Graça Craidi, atribui os atentados a grupos ou indivíduos bolsonaristas que “detestam o cronista que faz abertamente oposição contra o presidente Bolsonaro em suas crônicas. Graça lembrou até uma frase de Verissimo: “Me atribuem muitos textos que não escrevi, se meu nome tiver escrito com “Z” não sou eu. Mas se falar mal do Bolsonaro sou eu”. Foi dela a iniciativa de responder com arte à violência dos vândalos.

O artista que pintou o retrato de Verissimo, Gustavo Bukhart, compareceu ao desagravo e fez um novo desenho do escritor. Também diversas crianças, a filha Fernanda e a neta Lucinda compareceram ao evento que teve a presença do presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), José Nunes, e outros diretores da entidade, além do cartunista Santiago, que desenhou um cartum em homenagem ao autor.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::


O cartunista Santiago mostra desenho de desagravo / Foto: Carlos Souza

Os desenhos e cartazes foram encaminhados ao escritor, que se encontra convalescendo de ferimentos causados por um tombo dentro de sua casa, devido a um AVC que teve há poucos dias. Verissimo ficou com fratura de costelas e caminha amparado, com dificuldade. Quem recebe as visitas é sua esposa Lúcia.

 

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko