Últimas notícias

Rio de Janeiro retoma vacinação de dose de reforço contra a covid após feriado

A aplicação da terceira dose está na fase de atingir quem tem 64 anos, imunossuprimidos e profissionais da saúde

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Até o final da semana está programada a terceira dose para quem tem 63 anos ou mais - Prefeitura do Rio

Após dois dias de postos fechados, devido ao feriado do último dia (2), a capital do Rio retoma nesta quarta-feira (3) a vacinação contra a covid-19.

Continua após publicidade

A aplicação da dose de reforço está na fase de atingir quem tem 64 anos ou mais, pessoas com alto grau de imunossupressão com 12 anos ou mais e profissionais da saúde que tomaram a segunda dose em abril.

Continua após publicidade

Até o final da semana está programada a terceira dose para quem tem 63 anos ou mais, mas a continuidade do calendário depende da chegada de novas remessas da vacina na cidade.

Continua após publicidade

Já a próxima semana se inicia na segunda (8) com a vacinação de mulheres com 62 anos ou mais e termina no sábado (13) com a vacinação de homens e mulheres com 61 anos ou mais. 

Continua após publicidade

Leia também: Por que doses de reforço não foram alteradas para variantes da covid?

Na última semana, a Secretaria municipal de Saúde do Rio, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino anunciaram que farão um estudo para avaliar a segurança, a eficácia e os possíveis benefícios de uma terceira dose da vacina contra a covid-19 em todos os adultos. 

A pesquisa avaliará o comportamento da dose de reforço com diferentes combinações. Para isso, metade do grupo receberá o imunizante da Pfizer — como atualmente acontece com idosos — e a outra parte será imunizada com a vacina produzida pela AstraZeneca.

Quem tiver interesse pode se cadastrar no site da Fiocruz, onde há um termo de consentimento que deve ser assinado.

Para essa pesquisa só podem se candidatar moradores da cidade do Rio com 18 anos ou mais. Também é preciso ter completado o esquema vacinal com duas doses há pelo menos seis meses com as vacinas da Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse