Distrito Federal

Educação

Docentes da UnB debatem retorno das aulas presenciais

Audiência pública será realizada nesta quinta, às 18h, em formato virtual

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Retomada das atividades presenciais na UnB está prevista para o dia 17 de janeiro. - Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) promove nesta quinta-feira (4), às 18 horas, uma audiência pública virtual para discutir a volta às aulas presenciais para 2022. As atividades da universidade na modalidade presencial foram suspensas em março do ano passado devido à pandemia de covid-19.

De acordo com a ADUnB, o propósito da audiência é discutir com a reitoria da Universidade de Brasília (UnB) e a comunidade acadêmica as condições básicas para a progressiva e gradual retomada das atividades presenciais da instituição, prevista para o dia 17 de janeiro de 2022.

A vice-presidenta da Associação dos Docentes, Daniela Garrossini, aponta a necessidade de um planejamento estruturado à retomada das atividades acadêmicas na UnB. Ela destaca que até o momento não há um delineamento sobre os protocolos de segurança para os estudantes e para o setor operacional da universidade. “Como será a ocupação das salas? O que volta a funcionar?” questiona Garrossini.

Nesse sentido, ela defende a realização do debate para posterior implantação de protocolos a mitigar possíveis riscos. A dirigente informa que o retorno presencial de metade dos estudantes da instituição significa a circulação de pelo menos 30 mil pessoas por dia somente no campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte.

A vice-presidenta ressalta ainda que a retomada das aulas impacta vários setores da cidade, dentre eles, o setor de transporte. “A população precisa entender como a UnB vai funcionar”, diz.

A atividade será aberta à participação online do público, oportunidade para os interessados dirimir eventuais dúvidas sobre o retorno presencial planejado pela instituição.

Comitê

A reitoria da Universidade de Brasília (Unb) criou, em maio de 2020, o Comitê de Coordenação das Ações de Recuperação (CCAR) para planejar e coordenar ações de readequação administrativa e acadêmica, visando reduzir os riscos “diretos e derivados da covid-19” na continuidade das atividades da UnB.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino