Rio de Janeiro

ELEIÇÕES 2022

No Rio, Leonel Brizola Neto anuncia filiação ao PT: "Meu avô sempre esteve ao lado de Lula"

"Temos que ter coragem e altivez para darmos um 'não' rotundo ao bolsonarismo e seus filhotes", afirmou o vereador

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Leonel Brizola Neto Lula
Vereador afirmou que PT "é o partido brasileiro que mais defende as questões caras a nós trabalhistas, brizolistas" - Ricardo Stuckert

O vereador Leonel Brizola Neto anunciou nesta quinta-feira (4) que está deixando o Psol para se filiar ao Partido dos Trabalhadores. Em publicação nas redes sociais, ele agradeceu ao Psol e disse que estima "profundo respeito" à legenda onde esteve por seis anos.

Leia mais: Na terra de Getúlio, Jango e Brizola, Lula e Dilma são recebidos com festa

"Quero externar os meus sinceros agradecimentos e expressar o meu profundo respeito ao Partido Socialismo e Liberdade, partido, no qual, eu militei nos últimos 6 anos. Foram anos de muitas lutas na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Além dos embates foram, também, anos de consolidação de amizades e de alianças com companheiros e companheiras que conheci no Psol", afirmou.

Neto de Leonel Brizola, ex-governador do estado do Rio e fundador do PDT, partido ao qual Ciro Gomes está filiado e pelo qual é pré-candidato à presidência da república, o vereador salientou que o avô sempre esteve ao lado do ex-presidente Lula, também pré-candidato ao Palácio do Planalto em 2022 e líder em todas as pesquisas de intenção de voto.

"O perigo de esfacelamento do nosso processo civilizatório me impele a cerrar fileiras ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nos momentos cruciais de nossa história, meu avô Leonel Brizola sempre esteve ao lado de Lula. A reconquista dos direitos trabalhistas, a defesa da soberania nacional e a luta contra o imperialismo exige a união das esquerdas", escreveu o vereador.

Leia também: Câmara do Rio aprova preservação de floresta com voto contrário de Carlos Bolsonaro

Leonel Brizola Neto também justificou a mudança de legenda pelo fato de o PT ser, segundo ele, "o partido brasileiro que mais defende as questões caras a nós trabalhistas, brizolistas: a legislação trabalhista, a Previdência Social pública, as estatais estratégicas, o desenvolvimentismo para superar o atraso".

O vereador também afirmou que o partido terá a capacidade de somar forças para enfrentar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas urnas no próximo ano.

"Não podemos hesitar. Temos que ter coragem e altivez para darmos um 'não' rotundo ao bolsonarismo e seus filhotes: o racismo, o preconceito, a misoginia, a homofobia e o ódio. Entendo que nessa encruzilhada em que nos encontramos seja urgente e fundamental elegermos Lula e ao seu lado reconquistarmos o Brasil para todos nós brasileiros", disse ele.

Edição: Eduardo Miranda