Novos ingredientes

Tempero da Notícia: atores da Lava Jato lançam candidatura, Ciro ameaça sair e Lula é favorito

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Ouça o áudio:

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos
O bolsonarismo e filho da Lava Jato

No Tempero da Notícia desta semana, produzido pelo Brasil de Fato, Rodrigo Vianna apresenta novos ingredientes na cena política nacional.

Na Receita da Semana, a análise sobre a dobradinha de um incursão eleitoral de lava-jatistas que reforça o caráter político da operação desde o início.

O ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro declarou o desejo de disputar eleições presidenciais em 2022. O procurador do Ministério Público Federal (MPF), ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol, anunciou a renúncia do cargo e deve sair candidato para algum cargo no Congresso Nacional.

::Ninguém vai sofrer sozinho::

Rodrigo traz ainda o jogo do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) na votação da PEC dos Precatórios, que teve adesão de vários deputados de partidos de oposição como PDT e PSB, fato que levou Ciro Gomes (PDT) a suspender a candidatura às eleições de 2022 até que a bancada do partido reavalie o posicionamento.

::Bancada do PDT vota com governo, provoca crise no partido e candidatura de Ciro fica em xeque::

O jornalista aponta também que, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) passa vergonha internacionalmente, Lula se consolida como favorito em mais uma pesquisa. 


Pesquisa IPESPE indica Luiz Inácio Lula da Silva com ampla vantagem sobre Bolsonaro e demais adversários / Fonte: IPESPE

Para o quadro Panela de Pressão, Vianna faz o cozido com a extrema-direita no Chile. O país vive um paradoxo: apesar de estarem em construção de nova Constituinte, o candidato de extrema-direita à presidência, José Antonio Kast, lidera a pesquisa eleitoral divulgada nesta quarta-feira (3) pelo instituto Atlas Político, com 31% dos votos.

"Fique de olho nesse nome, ele se apresenta como Bolsonaro chileno", adverte Vianna

No Cafezinho, a celebração do lançamento do filme "Marighella", de Wagner Moura, que tem tido grande identificação com os movimentos populares. O político Carlos Marighella, cofundador da Ação Libertadora Nacional (ALN),  foi morto no dia 4 de novembro de 1969 em uma emboscada organizada pela ditadura militar.

::Wagner Moura sobre o filme Marighella: “Estou preparado para a porrada”::

Onde assistir?

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h30, no Youtube do Brasil de Fato e na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: Isa Chedid