Censura

Denúncias contra o agro são “conteúdo inoportuno”: Instagram derruba De Olho nos Ruralistas

Perfil de conteúdo jornalístico com quase 25 mil seguidores está fora do ar desde quinta (4)

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Às vésperas das eleições municipais do ano passado, um ataque coordenado ao servidor do observatório do agronegócio derrubou o site por cinco horas - Print - Arquivo

O observatório do agronegócio no Brasil, De Olho nos Ruralistas, está com a conta no Instagram derrubada desde a última quinta-feira (4). O motivo dado pela empresa para tirar do ar o perfil de divulgação jornalística com quase 25 mil seguidores é genérico. De acordo com o aviso do Instagram, o conteúdo postado foi considerado “inoportuno ou abusivo”. 

Em nota, o De Olho nos Ruralistas aponta que, assim, “apenas se levanta a hipótese de que leitores refratários ao nosso conteúdo tenham o poder de tirar do ar a página de um veículo de imprensa”. 

:: Programa Bem Viver: estudo aponta que agronegócio não gera riqueza nem emprego para país ::

Para Bruno Bassi, coordenador de projetos do observatório, se trata de uma “censura abjeta”, tendo em vista que o grupo Facebook – dono do Instagram - “permite (e até mesmo incentiva) a propagação de fake news, discurso de ódio e perseguição a minorias”. Já são cinco dias fora do ar e, apesar dos seguidos contatos, não houve ainda um retorno da plataforma.  

Fundado em 2016, o De Olho nos Ruralistas produz reportagens, vídeos, investigações e checagens com foco em temas relacionados ao agronegócio, aos direitos humanos e ao meio ambiente.  

Dois dias antes de ter o perfil derrubado, o veículo havia começado a divulgar uma campanha internacional que está integrando. Sob o título “Brasil em Colapso”, o projeto trata de destruições em curso no país  potencializadas pelo governo Bolsonaro, tais como as centenas de milhares de mortes da pandemia e os desmatamentos. 

:: Análise | Agronegócio, pandemia e fome: um triângulo indissociável ::

“Damos o nome aos bois e apontamos o poder econômico por trás da destruição socioambiental no Brasil, sem cumplicidade com empresas e seus donos. Talvez por isso incomodemos tanto”, afirma Bruno Bassi. 

Jornalistas Livres também teve página derrubada 

No mês passado, o coletivo Jornalistas Livres enfrentou problema semelhante. Depois de noticiar postagens relacionando o governo Bolsonaro com racismo e feminicídio, tiveram a conta – com mais de 600 mil seguidores – tirada do ar.  

:: Impulsionadas pelo desmatamento, emissões de CO2 do Brasil aumentam 9,5% em 2020 ::

Depois de 24h, no entanto, conseguiram recuperar a página no Instagram e a própria empresa pediu desculpas. “Já vínhamos sofrendo uma série de ataques de trolls bolsonaristas”, narrou em nota o coletivo Jornalistas Livres: “Cada vez que denunciávamos o horror que a retórica do miliciano e seus cúmplices contêm, combinada ao passado mais tenebroso do colonialismo e da escravidão”. 

Edição: Leandro Melito