DÚVIDA

Velas de Citronela repelem mosquitos?

Diversas plantas produzem substâncias em suas folhas que apresentam ação inseticida

Ouça o áudio:

"Outro dia, perdi uma noite de sono porque alguns desses infelizes (os mosquitos, no caso) não cansavam de zunir em meus ouvidos" - Freepik

Picada de mosquito está na minha lista de 10 Coisas Mais Irritantes do Mundo. Provavelmente na sua também, né? Ali entre os “defensores de presidente genocida” e os “antivacinas”. Outro dia, perdi uma noite de sono porque alguns desses infelizes (os mosquitos, no caso) não cansavam de zunir em meus ouvidos. Na manhã seguinte, um amigo sugeriu o uso de velas de citronela. Fiquei curioso sobre o que a ciência diz da eficácia delas como repelente.

Citronela é o nome popular de uma erva bastante comum, parente do capim-limão. Dela é extraído um óleo que contém, entre outras substâncias, o citronelal e o citronelol, compostos que supostamente apresentam ação repelente. Passa-se o óleo diretamente na pele ou libera-se ele na forma de vapor no ambiente, por meio de difusores e velas.

É bastante óbvio que plantas produzam substâncias em suas folhas que apresentem ação inseticida. É uma estratégia que usam para evitar serem comidas. Retiramos várias dessas substâncias das plantas e as usamos em nossa luta particular contra os insetos parasitas.

Diversos estudos científicos já testaram a eficácia dessas substâncias em repelir e eliminar diferentes tipos de insetos. Nesses testes, é sempre importante medir a concentração das substâncias, as formas como as aplicamos e o tempo que conferem de proteção.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

De maneira geral, os estudos realizados até hoje demonstram que a citronela possui sim algum efeito repelente para algumas espécies de mosquito, ligeiramente superior a não se usar repelente algum. Porém, em comparação com outras substâncias (como o DEET, principal repelente sintético; e o PMD, presente no óleo de Eucalipto) a eficiência da Citronela se mostrou baixa.

A aplicação do óleo de citronela na pele diminuirá as picadas de mosquito, mas não as impedirá por completo. E esse efeito diminui drasticamente após uma hora da aplicação. Já as velas poderão afastar alguns mosquitos do seu entorno, desde que em ambientes pequenos e pouco ventilados. Mas nenhuma das formas de uso será completamente eficaz em eliminar os pequenos demônios da sua vida.

Assim, se você está realmente preocupado com as picadas de insetos (principalmente ao considerar que elas podem transmitir doenças como dengue e malária) saiba que há formas mais eficientes do que o uso das velas de citronela para isso. O uso de repelentes sintéticos com base no DEET ou na icaridina, uso de telas e o controle do nascedouro das larvas (o bom e velho combate à água parada!). 

Um abraço e até a próxima!

Renan Santos é professor de biologia da rede estadual de Minas Gerais.

 

Edição: Larissa Costa