No dia 28 de outubro de 2017, após 27 anos da aprovação do projeto, foi inaugurada a primeira obra do arquiteto Oscar Niemeyer, em Porto Alegre. Na época, a abertura oficial do Memorial Luiz Carlos Prestes foi um evento de grande repercussão, com participação de várias personalidades locais e nacionais, demonstrando a importância de um espaço histórico-cultural como esse.
Para comemorar os quatro anos de existência, a Associação do Memorial organizou uma ampla programação que inicia às 9h30, com um café da manhã com autoridades políticas. Este será o primeiro evento presencial desde o início da pandemia em março do ano passado.
:: Guerra ideológica mira Memorial Luiz Carlos Prestes em Porto Alegre ::
Já estão confirmadas as presenças do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, dos ex-prefeitos Olívio Dutra, Tarso Genro, José Fogaça, Raul Pont e José Fortunati. Alceu Collares e Neuza Canabarro também declararam apoio. O ex-prefeito Nelson Marchezan Jr. ainda não respondeu ao convite.
Também estarão presentes o secretário de Planejamento do município, Cezar Schirmer, o ex-vereador Vieira da Cunha e os vereadores Mauro Pinheiro, Cássio Trogildo, Pedro Ruas e Daiana Santos. Foram convidados vereadores de todas as bancadas da Câmara. O presidente da Câmara, Márcio Bins Ely, mandará representante. A secretária da Cultura do Estado, Beatriz Araújo, já confirmou presença. E está sendo aguardada a confirmação do secretário da Cultura do município.
Como destaca o vice-presidente da Associação do Memorial, Edson Ferreira dos Santos, a ideia de realizar um café da manhã para reunir todos os prefeitos que participaram do projeto Memorial Prestes é para mostrar à sociedade gaúcha que é possível conviver com ideias diferentes.
“A pluralidade não pressupõe a superação de conceitos ideológicos. Queremos mostrar que Porto Alegre sabe conviver com a arte, a cultura e a política de forma superior. O quarto aniversário do Memorial reafirma que a democracia é superior ao autoritarismo e a intolerância”, explicou.
Feira Bella Ciao reunirá 60 expositores
Na parte de tarde, das 14h às 20h, será realizada a Feira Bella Ciao, no estacionamento do Memorial, com todos os cuidados sanitários. Segundo a artesão e idealizadora da Feira, Sara Soares, a ideia nasceu de unir artistas de Porto Alegre em uma feira com valores antifascistas.
“Somos mais de 60 expositores e artistas envolvidos. A Feira Bella Ciao terá marcas autorais de roupas, acessórios, artesanato, arte, literatura, alimentação, Djs e vários shows. Escolhemos fazer a primeira edição neste lugar especial, que representa os valores da democracia, da igualdade e da resistência: o Memorial Luiz Carlos Prestes, em frente ao Anfiteatro Pôr do Sol, na orla do Guaíba”, afirma Sara.
Segundo ela, o ingresso solidário será 1 quilo de alimento não perecível para a Cozinha Solidária do MTST, “um projeto lindo que dá comida pra quem tem fome”.
Confira a programação da Feira:
15h - Jei Silvanno
16h - Rafael Ere
17h - DNZL
17h30 - Dança coletiva: Taranta Experience
18h15 - Rafael Camarão
19h30 - Pedro Petracco
Entre os shows, haverá discotecagem de Rafa Ferretti, Nando Barth e Malásia.
Visita de estudantes, mesa redonda e abraço ao Memorial
A programação prevê ainda às 15h uma visita de estudantes dos cursos de História e Ciências Sociais da UFRGS. Às 16h30, a Mesa Redonda virtual: A História de Prestes: Patriota, Revolucionário, Comunista, com a Professora Anita Leocádia Prestes, tendo como debatedor o professor Henrique Castro. E às 18h será dado uma Abraço simbólico ao Memorial, um ato de solidariedade e contra a mudança do nome do espaço.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS
Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.
Fonte: BdF Rio Grande do Sul
Edição: Katia Marko