PRIMEIRO EPISÓDIO

Papo na Laje: programa de TV desenvolvido por jovens da periferia do RJ estreia nesta quinta

A partir das 18h, o programa semanal vai ao ar no canal do YouTube e na TV Comunitária do Rio de Janeiro

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O episódio de estreia foi gravado na favela Cerro Corá, na zona sul do Rio, bem abaixo do Corcovado e com vista para o Cristo Redentor - Stefano Figalo/ Brasil de Fato

Nesta quinta-feira (11), estreia o programa de TV Papo na Laje. A partir das 18h, o programa vai ao ar no canal do YouTube e na TV Comunitária do Rio de Janeiro, com transmissão no canal 6 da NET. O primeiro episódio do semanal tem como tema "Ser Jovem Hoje". 

O episódio de estreia foi gravado na favela Cerro Corá, na zona sul do Rio, bem abaixo do Corcovado e com vista para o Cristo Redentor. A moradora da comunidade e integrante do Levante Popular da Juventude, Paloma Soares, destacou ao Brasil de Fato durante as gravações que "falar da história de quem vive no local é uma experiência essencial".

Leia também: Câmara dos Vereadores do Rio concede Medalha Pedro Ernesto a Joaquín Piñero

"Muita gente aqui da comunidade está com a venda nos olhos e precisa abrir a mente e ter mais conhecimento sobre o próprio lugar em que mora, ter esse primeiro programa gravado aqui na minha laje, no lugar que eu moro e trazer debates para os jovens aqui da comunidade é muito importante", avalia.

Com apresentação da atriz e ativista Juliana França, o Papo na Laje foi idealizado por um grupo de jovens para mostrar a realidade da juventude periférica. Assim, o programa tem como objetivo reunir jovens para debater assuntos relevantes do dia a dia da sociedade e da classe trabalhadora. 

Toda semana, a apresentadora recebe convidados que realizam trabalhos sociais em regiões vulneráveis. O encontro acontece em diferentes lajes das periferias e favelas cariocas do Rio.

"A nossa proposta não é falar dos problemas que a gente já vê muitas vezes reforçados nos noticiários, a nossa proposta é que seja um momento da gente se reunir para mostrar as nossas potências e que a juventude constrói e propõe muitas coisas importantes", explicou ao Brasil de Fato o diretor e roteirista, Dieymes Pechincha, durante a gravação do primeiro episódio.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse