GOVERNO DO PERU

Pedro Castillo faz balanço de 100 primeiros dias de seu mandato

Entre as medidas apresentadas pelo líder do Executivo peruano estão a democratização do gás e a reforma agrária

|
O presidente Pedro Castillo reiterou sua posição em relação ao combate à corrupção e ao enfrentamento da desigualdade entre os peruanos. - Agência Andina

O presidente peruano, Pedro Castillo, fez seu comunicado de gestão dos primeiros 100 dias de governo, na Plaza de Armas de Huamanga, em Ayacucho, setor oriental do país, com a presença de 15 de seus ministros e a ausência da chefe de Gabinete, Mirtha Vázquez.

Castillo relatou o estado em que seu governo recebeu o país, sob o impacto de uma crise sanitária mundial, corrupção e uma forte crise econômica. Ele criticou a afirmação de alguns representantes de setores do governo de que nada tenha sido feito até agora.

"É uma pouca vergonha que um setor me diga que não fiz nada. Eles, em 200 anos, se dedicaram a roubar o nosso país, em 5 ou 10 anos não fizeram nada. Hoje querem que um camponês entre no governo e resolva tudo em 100 dias", disse.

Ele declarou ainda que quem critica quer mesmo é que nada mude, e destacou que seu governo tem um rumo claro imposto pelo povo: "Ninguém determina a minha agenda. Eu não tenho chefes. Meu único chefe é o povo. É por vocês que estou aqui", acrescentou.

Chegamos à histórica terra de Ayacucho para, diante do povo, prestar contas dos primeiros 100 dias de gestão, iniciar a democratização do gás e ratificar os objetivos de mudança propostos por nosso Governo. #FazemosPorVocê

 

O presidente também pediu a todos os empresários que invistam no país e criem empregos para os peruanos, com respeito e tratamento digno para os trabalhadores.

Medidas relacionadas ao gás

"Hoje, junto ao povo, iniciamos o processo de democratização do gás para todos os peruanos", disse Castillo. Para isso, comentou que já foram iniciadas as negociações com o consórcio proprietário de Camisea, onde está uma das mais importantes jazidas de gás da América Latina, a cargo da empresa argentina Pluspetrol.

Presidente @PedroCastilloTe: Apresentamos ao Congresso um projeto de lei sobre a democratização do gás natural. Pedimos sua aprovação imediata. #FazemosPorVocê

"Vamos dialogar com a empresa porque acreditamos que todos os peruanos devem se beneficiar do gás", anunciou.

Sobre a questão do gás, o chefe de Estado peruano especificou que já foi apresentado ao Congresso da República o projeto da Lei de Democratização do Gás e solicitada sua aprovação.

Reativação econômica

"Nossa prioridade nestes 100 dias foi reativar a economia nacional", disse Castillo antes de explicar que, para atingir esse objetivo, foram transferidos vários recursos para manter os serviços básicos operativos.

Também mencionou que houve um grande avanço na vacinação, o que considerou fundamental para a reativação econômica. “Entre julho e setembro foram criados 300 mil postos de trabalho", afirmou, "o que permitirá que esses trabalhadores ganhem seu pão dignamente".

Contou ainda que, em setembro, o governo começou a entregar a bolsa de apoio familiar para amenizar a situação econômica, devido ao aumento do preço dos alimentos, e iniciou o desbloqueio do investimento público.

Quanto à delegação de poderes para a reforma tributária solicitada ao Congresso, o presidente peruano indicou que a arrecadação deve ser feita entre pessoas e empresas de maior poder aquisitivo, sem afetar a classe média e os empresários.
 

Saúde e agricultura

Pedro Castillo continuou seu relato dizendo que, no início de sua gestão, apenas 15 por cento dos peruanos tinham sido imunizados contra a covid-19 e que, em seus primeiros 100 dias, esse número quadruplicou, chegando a cerca de 60 por cento dos peruanos vacinados.

"O Estado não pode mais dar as costas ao Peru profundo. A agricultura de subsistência foi postergada pelos governos peruanos", disse o presidente. Para contornar essa situação, anunciou que iniciaram a segunda reforma agrária, mas que não significa que haverá desapropriação.
 

Presidente @PedroCastilloTe: O Estado não pode dar as costas ao Peru profundo. A Segunda Reforma Agrária não significa desapropriação ou confisco, são ações concretas a favor da agricultura. #FazemosPorVocê

Pelo contrário, esta iniciativa envolverá "conectividade rural, acesso ao crédito, compras públicas de alimentos, o fundo da mulher rural...". “Vamos reivindicar mais de 2 milhões de agricultores”, para os quais criaremos um programa de créditos e reembolsos para a compra de fertilizantes.

Educação

"Meu compromisso com todos os peruanos é que todos recebam um serviço educativo de qualidade", disse o presidente. Para cumprir esse compromisso, Castillo anunciou que já tranferiu o equivalente a 50 milhões de dólares para o pagamento da dívida social dos professores.

Além disso, afirmou que os estudantes devem poder voltar para casa em segurança e, para que isso aconteça, não basta somente vacinar e dar condições de saúde, é preciso também contar com professores em condições de segurança e estabilidade no trabalho. Também anunciou que, em março de 2022, retornam as aulas presenciais no Peru.

Funcionários públicos e corrupção

O presidente peruano afirmou que não são poucos os funcionários públicos que possuem muitos privilégios. Por isso, expressou que vai assinar uma norma "que proíba qualquer funcionário de viajar em primeira classe" e vai vender o avião presidencial.

"Vamos vender o avião presidencial, recursos que serão usados na saúde e educação das crianças", acrescentou, dizendo também que vai implementar um pacote de medidas contra a corrupção. "Não vamos sancionar apenas o funcionário, mas também o corruptor", alertou.
 

"Dirijo-me a todos os servidores públicos: Se roubarem um centavo do orçamento, serei o primeiro a denunciá-los e expulsá-los desse trabalho do povo", disse o presidente @PedroCastilloTe. #FazemosPorVocê

O presidente disse que será formada uma comissão de alto nível que dará início ao processo de diálogo para a cobrança das dívidas. Por outro lado, frisou que será feito um plano para que o governo central chegue ao povo e possa "percorrer os quatro cantos da pátria".

"Herdamos conflitos de mineração, petróleo e meio ambiente e nunca houve uma solução. [...] Nosso governo vem implementando uma nova abordagem preventiva para o enfrentamento dos conflitos sociais, que inclui a participação dos ministérios", destacou.
 

Presidente @PedroCastilloTe: Nosso Governo implementa uma nova abordagem preventiva para o enfrentamento dos conflitos sociais, com uma estratégia multissetorial, que inclui a participação de diversos setores e atores. #FazemosPorVocê

Castillo alertou que os ministros que não trabalharem terão que voltar para casa. Portanto, "a partir de amanhã cada um dos nossos ministros fará o balanço de seus respectivos setores. Eles [os ministros] estarão em constante avaliação”.

O líder peruano enumerou outras ações do Executivo em matéria de segurança cidadã, medidas anticorrupção e de combate à pobreza, à desigualdade e à marginalização.

Castillo concluiu seu comunicado convocando todos os peruanos para a reconstrução nacional.