Reconhecimento

Sambista Teresa Cristina receberá Prêmio Dandara concedido pela Assembleia Lesgislativa do RJ

Honraria é entregue às pessoas que contribuem com a valorização da mulher afrodescendente, latino-americana e caribenha

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Com 53 anos de idade, Teresa Cristina soma mais de 25 anos de uma respeitada carreira no meio musical - Marcos Hermes/Divulgação

A cantora e sambista carioca Teresa Cristina vai receber o Prêmio Dandara deste ano. A honraria é entregue pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) às pessoas que contribuem com a valorização da mulher afrodescendente, latino-americana e caribenha. A escolha pela cantora foi aprovada na última quarta-feira (10), em votação proposta pela deputada Renata Souza (PSOL). 

Continua após publicidade

O texto será promulgado pela Mesa Diretora da Casa e publicado no Diário Oficial do Estado dos próximos dias.

Leia também: Papo na Laje: programa de TV desenvolvido por jovens da periferia carioca estreia nesta quinta

“É com muito orgulho que a gente homenageia a cantora e compositora Teresa Cristina, que construiu toda a sua trajetória no subúrbio carioca, transformando também o espaço das rodas de samba em espaços mais democráticos com mulheres. O Prêmio Dandara diz respeito a mulheres negras e essa Casa faz justiça em premiá-la no Novembro Negro”, disse a deputada quando a proposta foi aceita.

Com 53 anos de idade, Teresa Cristina soma mais de 25 anos de uma respeitada carreira no meio musical. Começou no fim dos anos 1990, com influência do álbum do sambista Candeia, chamado Samba de Roda. 

Durante a pandemia, a cantora ganhou projeção nacional com as lives que transmitiu em seu perfil do Instagram, com convidados ilustres, como Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse