"comida de rico"

MTST recebe doação, e chef Bel Coelho fará almoço com camarão para centenas de sem-teto em SP

Bolsonaristas acenderam polêmica, dizendo que camarão é comida de rico, após Wagner Moura comer crustáceo em ocupação

|

Ouça o áudio:

Bel Coelho, uma das mais importantes chefs de cozinha do país, está ajudando a organizar o almoço no MTST - Arquivo pessoal

Com doações de apoiadores, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) fará um almoço para os integrantes da ocupação Carolina de Jesus, em São Mateus, zona leste da capital paulista, na tarde do próximo domingo (21).

No cardápio, camarão. após marmitas de acarajé, que incluíam, por óbvio, o crustáceo, serem doadas para a estreia do filme Marighella, realizada em uma ocupação do MTST, em São Paulo, e a imagem do diretor Wagner Moura comendo a quentinha viralizar, bolsonaristas acenderam uma polêmica nas redes, afirmando que camarão é comida de rico.

Bel Coelho, uma das mais importantes chefs de cozinha do país, está ajudando a organizar o almoço no MTST. O evento, para ela, não é uma reação, mas uma ação de valorização da nossa cultura alimentar frente à ignorância de comentários que desconhecem a realidade brasileira.

::Wagner Moura lança seu filme em assentamento: “É o momento de conexão entre Marighella e o MST”::


Wagner Moura comendo marmita com camarão seco em ocupação do MTST gerou revolta nas redes bolsonaristas / Reprodução/Twitter

"Obviamente que há dificuldade de acesso a um camarão tigre, um camarão rosa grande, porque são caros. Mas o camarão seco é uma comida popular e base de muitas receitas da culinária de terreiro", explicou à coluna. "Temos que falar do acarajé, da comida de santo, da cultura afrodescendente e de como ela é fundamental na identidade da cultura alimentar brasileira."

Voluntários das cozinhas solidárias, que preparam refeições para os acampamentos do MTST, vão garantir mão de obra para a empreitada. E o restaurante Acarajazz, que doou as quentinhas no lançamento de Marighella, também irá cozinhar para os sem-teto.

'Nossa vida não pode ser apenas fila para comprar osso'

"Vamos fazer acarajé, bobó de camarão, talvez até camarão na moranga. O povo pobre não pode comer comida boa? Pode sim. Nossa vida não pode ser apenas arroz e feijão e fila para comprar osso", afirmou à coluna Gilvânia Gonçalves, uma das organizadoras da Carolina de Jesus. Também serão servidos outros pratos, como feijoada.

A ocupação tem o nome da escritora, poetisa e compositora mineira, autora do livro "Quarto de Despejo", que viveu boa parte de sua vida em uma favela na zona norte de São Paulo. O país da polêmica do camarão é o mesmo que, em determinado momento, questionou se a produção intelectual de uma negra e favelada poderia ser considerada literatura de qualidade.

À revelia da polêmica, Carolina foi traduzida para mais de 14 idiomas. De acordo com Gilvânia, as 4250 pessoas da ocupação reivindicam, há seis meses, um terreno sem uso com 57 mil metros quadrados de área para a construção de moradias populares.

:: "As pessoas veem na luta de Marighella a sua luta no Brasil de hoje", diz Wagner Moura ::

Ela conta que a enxurrada de declarações preconceituosas contra os sem-teto e os pobres deixou muita gente chateada e revoltada na periferia. E lembra que, muitas vezes, um prato com camarão seco sai bem mais barato do que com carne bovina. "Ainda mais com essa inflação."

O coordenador nacional do MTST, Guilherme Boulos, afirmou à coluna que essa é a resposta do movimento às declarações preconceituosas de bolsonaristas sobre o acarajé que Wagner Moura comeu na ocupação do MTST.

"Essa gente se indigna mais com pobre comendo bem do que com gente fazendo fila atrás de osso ou lutando por restos do caminhão de lixo", conclui Boulos.