Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

COVID-19

Doria prepara flexibilização de uso de máscaras em São Paulo; cientistas criticam

Especialistas temem que abandono das máscaras seja precipitado, considerando a falta de dados sobre estágio da pandemia

17.nov.2021 às 08h52
Redação
|Rede Brasil Atual

"Retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos acarreta riscos óbvios e pode contribuir para o relaxamento do seu uso em locais fechados", aponta epidemiologista - Arquivo Pessoal/RBA

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), deve anunciar a flexibilização do uso de máscaras no estado, em coletiva prevista para amanhã (17). De acordo com a secretaria paulista de Saúde, o abandono da obrigatoriedade seguirá um modelo escalonado. Inicialmente, espaços abertos e sem aglomeração, provavelmente a partir do primeiro dia de dezembro.

Em seguida, eventos de maior público em locais abertos e progressivamente, até abranger a totalidade dos espaços. A medida é criticada por cientistas que a avaliam como precipitada e sem base de dados suficiente.

::: Cidade do Rio mantém obrigatório o uso de máscaras em locais fechados :::

A medida, se confirmada, também contraria decisão preliminar da prefeitura da capital que, na última semana, anunciou manutenção das medidas não farmacológicas no enfrentamento à covid-19.

“Mantemos a utilização da máscara no município, devendo fazer as projeções com relação aos indicadores de uma nova versão para o início do mês de dezembro com os indicadores que seguramente a cidade poderá alcançar”, disse o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.

Brincar com a vida

O epidemiologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Jesem Orellana afirma que ainda não é o momento adequado para o abandono das máscaras. Além da pandemia em pleno curso, há a proximidade de eventos que devem provocar grandes reuniões de pessoas.

::: Enem 2021 terá medidas de segurança contra covid-19 e uso obrigatório de máscara :::

“Estamos às vésperas das conhecidas aglomerações de fim de ano e das férias de janeiro. Portanto, não soa sensato abrir mão deste importante recurso preventivo, em que pese o claro arrefecimento da epidemia e o avanço da vacinação no país. Seria como desafiar o vírus e brincar com a vida das pessoas”, disse à RBA.

Jesem também considera a escalada de casos e mortes em outros locais do mundo, como na Europa de forma mais acentuada.

“Retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos acarreta riscos óbvios e pode contribuir para o relaxamento do seu uso em locais fechados. Não podemos ignorar que a epidemia está em clara retomada de contágios em diversos países da Europa, especialmente naqueles com altas coberturas vacinais (e que por isso relaxaram a segurança) contra a covid-19”.

Ambientes e máscaras

Na última semana, o secretário de Saúde do estado, Jean Gorinchteyn, disse que o governo “avalia os dados de melhora de queda progressiva e continuada no número de internações, casos e mortes. Bem como a vacinação satisfatória. O desejo do comitê científico que faz análise junto do governador é que tenhamos 75% da população geral vacinada. Na próxima semana vamos estipular o bom momento de isso acontecer (…) Primeiro, retiramos assim que possível ambientes externos sem aglomeração. Para então ambientes externos com aglomeração, como ruas de comércio. A seguir, serão avaliadas condições pontuais como ambientes fechados sem aglomeração e ambientes fechados com aglomeração. Na lanterninha estará o transporte público que merece um cuidado maior”, disse.

::: Falta de acesso à vacina e à máscara: Caximba é recordista de casos de covid em Curitiba (PR) :::

Instabilidade

O governo João Doria adotou algumas metas para dar início à liberação da obrigatoriedade das máscaras no estado. Além de 75% da população geral vacinada, média móvel diária de casos inferior a 1.100, internações abaixo de 300 por dia e mortes abaixo de 50. Entretanto, de acordo com o instituto de análises de dados conjunto da USP e Unifesp, Info Tracker, aponta que há dois meses não é possível saber com precisão os dados da pandemia no país. Isso, porque existem instabilidades no sistema de notificações do SUS.

O professor, pesquisador da USP São Carlos e responsável pelo Info Tracker, Wallace Casaca, explica que a plataforma utiliza uma inteligência avançada para identificar a realidade da pandemia. “Tentamos coletar diversos tipos de dados, não só aqueles usualmente disponibilizados pela imprensa. Temos acesso ao número de casos descartados, suspeitos e outros dados, como a frequência com que as prefeituras atualizam seus boletins. Com isso, podemos tecer varias perspectivas”.

A plataforma, que é chancelada pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), identificou nas últimas semanas um aumento de casos suspeitos de covid-19 na Grande São Paulo.

Conteúdo originalmente publicado em Rede Brasil Atual
Tags: covidcovid-19joão doriasão paulo
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Contra a devastação

Domingo em Brasília será marcado com ato unificado contra o ‘PL da Devastação’

'Inimigo do povo'

Movimentos ocupam Rodoviária de Brasília em protesto por avanço de pautas trabalhistas no Congresso

assista

Grande Otelo: o ícone negro que revolucionou o cinema brasileiro

Prejuízo

Armazém do Campo DF é assaltado pela terceira vez em 2025 e prejuízo chega a R$ 4 mil

agrotecnologia

Empresa chinesa fecha acordo de cooperação para fortalecer agricultura familiar  no Brasil

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.