Fim de Semana

Filmes, espetáculos, exposições e feiras compõem a programação da agenda cultural no DF

Entre os destaques está o espetáculo “Os 7 Pecados Capitais", que circulará por três regiões do Distrito Federal

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Mostra de cinema acontece nos dias 20 e 24 de novembro - Divulgação

Começa neste final de semana a 1ª Mostra Samambaia de Cinema em formato digital com atividades formativas e exibição de curtas-metragens produzidos no DF.

A mostra não-competitiva acontece nos dias 20 e 21 de novembro e o workshop, roda de conversa e debate nos dias 21, 22 e 23 respectivamente, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

O evento é pioneiro e vai apresentar oito curtas-metragens realizados no Distrito Federal que foram selecionados por meio de chamada pública, e cada selecionado receberá cachê. Com o objetivo de contribuir para o aumento da produção cinematográfica local, será oferecido gratuitamente workshop com Gabriele Fernanda.

Os filmes selecionados foram: Capikarã de Rodrigo D’Alcântara, Benevolente de Thiago Nunes, Vagabundos de Gabriel Ferreira e Paloma Oliveira, Quintal de Meimei Bastos, Hoje tem social? de Kaio Luan Pereira de Aquino, Tecnogênese de Coletivo Sem Nome, A Cidade das Três Meninas de Leandro Conde, e Afeto Preto de João Sena e Pedro Nunes.

1ª Mostra Samambaia de Cinema

De 20 a 24 de novembro

Programação completa

Evento online e gratuito

Transmissão pelo YouTube

Ópera alemã


Equipe do espetáculo Os 7 Pecados Capitais / Foto: Karol Kanashiro

Estreia neste sábado, dia 20, o espetáculo Os 7 Pecados Capitais adaptado da ópera de Kurt Weill, com direção de Carlos Laredo.

Adaptar espetáculos clássicos para o contexto brasileiro é algo comum no universo das artes. Porém, adaptar uma ópera alemã ao contexto do Distrito Federal é algo novo. Assim será o espetáculo Os 7 Pecados Capitais, que irá circular pelas regiões do Gama, Plano Piloto e Taguatinga.

Os 7 Pecados Capitais dos Pequenos Burgueses, ou Die sieben Todsünden, foi composto por Kurt Weill para um libreto alemão de Bertolt Brecht em 1933. Foi a última grande colaboração entre Weill e Brecht. Quase 1.500 anos depois de São Gregório listar os Pecados Capitais, eles são praticados cada vez mais rotineiramente pelas pessoas sem que elas tenham o menor complexo de culpa.

A ópera, que é protagonizada por Anna I (quem canta) e Anna II (quem dança), traduzindo duas facetas de uma personalidade: uma boazinha e outra sarcástica, conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

Espetáculo Os 7 Pecados Capitais

Dias 20 e 27 de novembro, e 04 de dezembro

Sábados às 18h e 20h

Espaço Lábios da Lua (Gama), Espaço Pé Direito (Plano Piloto) e Teatro da UCB (Taguatinga), respectivamente

Entrada franca, exceto sessões no Plano Piloto (ingressos pelo Sympla)

Feira Expositiva

Neste sábado, dia 20, acontecerá a 2ª Edição da Feira Expositiva Sobradinho Artístico no Complexo Esportivo de Sobradinho.

Sobradinho Artístico consiste em um grupo de mulheres artistas, de Sobradinho 1 e 2, que buscam atuar de forma colaborativa para todos os artistas da cidade, visando assim proporcionar eventos culturais, oficinas e oportunidades de empreendedorismo.

A Feira Expositiva foi idealizada para reunir artistas e tornar seus trabalhos acessíveis à comunidade local, pensando também na importância de mostrar todos os caminhos que a arte pode proporcionar.

Nesta segunda edição, estarão cerca de 30 artistas, sendo alguns das cidades do entorno, como Cidade Ocidental, São Sebastião, Paranoá, Ceilândia, Valparaiso, Gama, Taguatinga e Santa Maria. O evento contará com expositores, música, dança, fotografia, graffiti e muito mais.

2º Sobradinho Artístico

Dia 20 de novembro

Sábado, das 13h às 21h

Evento gratuito

Complexo Esportivo de Sobradinho II (CEF 08)

Leitura dramática


O projeto de leituras dramáticas virtuais nasceu com a demanda de manter de alguma forma o teatro vivo. / Foto: Paola Veiga

O Centro Multicultural Casa dos Quatro apresenta domingo, dia 21, a leitura dramática Meu monólogo e eu, dentro do projeto Janelas que Conectam.

O projeto de leituras dramáticas virtuais nasceu com a demanda de manter de alguma forma o teatro vivo. Nessa edição presencial recebem o texto de Rafael Salmona Meu monólogo e eu, com recortes de textos, poesias e trechos de espetáculos autorais que retratam relações e reconstruções internas diante da rotina da vida.

Sob direção de Alexandre Ribondi, os atores-leitores Rafael Antonangelo, Rafael Salmona e Rebeca Reis dão vida a uma ficção de realidade. A leitura terá trilha sonora executada ao vivo pelo musicista Mario Alves.

O espaço independente localizado na Asa Norte reabre depois de quase dois anos, de forma segura, sendo o público limitado a 25 pessoas, e uso obrigatório de máscara durante toda a apresentação. O evento também será transmitido ao vivo pelo Youtube.

Leitura dramática Meu Monólogo e Eu

Dia 21 de novembro

Domingo às 19h

Entrada franca (mediante doação de 1 kg de alimento não perecível)

SCLRN 708, Loja 42, Bloco F, Asa Norte - Casa dos Quatro

Retorno aos palcos


Fernanda Jacob e Tuanny Araujo retornam com o espetáculo “Ramal 003” em formato on-line. / Foto: Thaís Mallon

O Grupo Embaraça está de volta com o espetáculo Ramal 003 em cartaz virtualmente até o dia 28 de novembro.

Depois de quase dois anos longe dos palcos, Fernanda Jacob e Tuanny Araujo retornam com o espetáculo Ramal 003 em formato on-line. As primeiras sessões, nos dias 18 e 19 de novembro, acontecem no canal do Espaço Pé Direito no Facebook. Até o dia 28, os canais do Mercado Sul Vive, Casa dos Quatro e Semente Cia. de Teatro no YouTube também transmitem a peça.

Contemplada com o edital de circulação do Fundo de Apoio à Cultura do DF, Ramal 003 traz um olhar na comicidade onde questões importantes são tratadas com leveza e afirmação. A peça é uma narrativa ficcional onde o foco não é um tema que atravessa a negritude explicitamente e sim como as personagens conduzem a história que é contada.

O Grupo Embaraça surgiu em 2012, na Universidade de Brasília, quando atrizes negras se uniram para levar aos palcos dramaturgias que atravessavam a negritude. As fundadoras, Fernanda Jacob e Tuanny Araujo, atuam, escrevem, dirigem e coordenam todas as fases de criação dos trabalhos.

Espetáculo Ramal 003

Até 28 de novembro

Quinta a domingo, sempre às 20h

Evento online e gratuito

Programação completa

Exposição fotográfica


Registro de Fernando Barros em exposição no Espaço Cultural Renato Russo / Divulgação

A Galeria Parangolé do Espaço Cultural Renato Russo recebe a partir do dia 23 de novembro a exposição fotográfica Na Estrada de Fernando Barros.

Com curadoria de Marília Panitz, a exposição apresenta uma coleção de 88 registros fotográficos de Fernando Barros. A mostra, que fica em cartaz no Espaço Cultural Renato Russo de 23 de novembro de 2021 a 30 de janeiro de 2022, decorre de registros feitos em viagens e que brilham por seus aspectos estéticos.

Na Estrada está compartilhada em seis núcleos, com em média 14 fotos cada, e duas delas estabelecem certa pedagogia de leitura. Com composição semelhante, a parede europeia pintada há séculos e o carro de frutas de uma ilha na África se aproximam pela paleta de cores e motivo, eliminam distâncias, porém, mantém as diferenças.

Fernando Barros captura instantâneos pelo mundo há um bom tempo. Diferentemente do registro turístico, suas fotos têm o viés da pesquisa imagética, das possibilidades de enquadramento e recorte daquilo que o olhar estrangeiro captura, ao deparar-se com outros horizontes.

Exposição Na Estrada

Até 30 de janeiro de 2022

Terça a sábado, das 10h às 20h, Domingo, das 10h às 19h

Evento gratuito

CRS 508, Bloco A, Asa Sul - Espaço Cultural Renato Russo

Feira em Taguatinga

Todas as quartas tem o Dia de Feira no Beco na Ocupação Mercado Sul Vive em Taguatinga Sul.

Apoiando o empreendedorismo local, o Beco da Cultura do Mercado Sul Vive abre as portas para produtoras da região expor seus trabalhos, durante toda a manhã das quartas-feiras. Crochê, cosméticos naturais, artesanatos, massagens e bolos no pote são alguns dos itens disponíveis para o público.

Caminhando historicamente com a cidade de Taguatinga, o Mercado Sul foi construído na década de 1950, antes mesmo da inauguração de Brasília, sendo um dos primeiros centros comerciais do DF. Hoje, o local celebra, dia a dia, uma fusão de fazeres e saberes de pessoas e ações que por lá passaram e ficaram.

A boemia ficou na memória. No Beco tem costureira, borracharia, oficina, prato-feito, café-bar, ateliê, luthieria, espaço cultural, produtora, estúdio de comunicação, rádio, manicure, cabeleireiro, alfaiate, igreja, brechó… Tudo junto, misturado, interagindo com respeito às diferenças.

Dia de Feira do Beco

Toda quarta-feira, das 9h às 12h30

Evento gratuito

QSB 12/13, Taguatinga Sul - Mercado Sul Vive

Mais informações: www.instagram.com/mercadosulvive

Segue em cartaz

Espetáculo Meladrama de Xicaxaxim

Até 27 de novembro

Sexta à segunda, às 20h

Evento online e gratuito

Transmissões pelo Youtube

Contos Partidos de Amor

Até 28 de novembro

Sábados e domingo, sempre às 16h

Evento online e gratuito

Youtube do Banco do Brasil

Exposição Sinta-se

Até janeiro de 2022

De segunda à sexta-feira das 8h às 19h, e Sábados de 8h às 12h

Evento gratuito

SHCGN 708/709, Entrada 30, Subsolo, Asa Norte - Underground Coworking

11ª Jornada Literária do DF

De outubro de 2021 a março de 2022

Programação completa: www.jornadaliterariadf.com.br

Evento on-line e gratuito

Transmissões pelo Youtube

Feira no Setor

Todo domingo

Das 9h às 17h

Entrada franca

SCS - Galeria dos Estados

Exposição Joaquim Paiva: Cor e Vida

Até data indeterminada

Todos os dias, das 9h às 17h

Entrada franca

Setor JK, Lote D, Núcleo Bandeirante - Museu Vivo da Memória Candanga

*Pedro Caroca é ator, produtor e gestor cultural na V4 Cultural é colaborador do Brasil de Fato na editoria de Cultura

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino