Assista

Tempero da Notícia: Recebido como estadista, Lula tenta recuperar imagem do Brasil no exterior

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Ouça o áudio:

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos
Contraste absoluto: Bolsonaro faz turismo no Oriente Médio, Lula tem agenda de estadista na Europa

A viagem de Bolsonaro ao Oriente Médio e a visita de Lula a lideranças políticas da União Europeia dão o tom do contraste entre os dois principais candidatos nas eleições presidenciais de 2022. Esse é um dos destaques desta semana no Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.

Vianna também analisa a interferência do governo Bolsonaro na realização do Enem, o exame de avaliação dos estudantes, que se tornou a principal porta de entrada para o acesso em universidades. A Polícia Federal esteve na sala onde são produzidas as provas do exame. Outra informação divulgada é a de que o presidente Jair Bolsonaro teria pedido mudanças em questões da prova desde 2019, entre elas a troca de "Golpe de 64", por "Revolução de 64". O Tribunal de Contas investigará a possibilidade de interferência.

::TCU vai apurar atuação do Inep e do MEC na realização do Enem::

Na Panela de Pressão, a Jovem Pan. No rádio, a emissora já demonstrava apoio irrestrito ao governo de Jair Bolsonaro e as pautas conservadoras. Agora, na televisão, tem aberto espaço para comentaristas antivacina, ultraconservadores e até para comentários antissemitas.

Já no Cafezinho desta semana, uma homenagem a dois importantes jornalistas brasileiros ganhadores de categorias no tradicional Prêmio Comunique-se: Tereza Cruvinel, que com larga trajetória na carreira, foi presidenta da EBC - Empresa Brasileira de Comunicação - com a missão de implantar a TV Brasil, a TV Pública Nacional; e Luís Nassif, do portal GGN.

Rodrigo aponta que ambos foram perseguidos na profissão em vários momentos, e resistiram em nome de um jornalismo plural e democrático. O prêmio destacou Cruvinel como a melhor colunista de opinião e Nassif como melhor repórter de economia em 2021.

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h30, no Youtube do Brasil de Fato e na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: José Eduardo Bernardes