Lider tucano

PSDB suspende eleição que apontaria candidato à presidência por falhas em aplicativo

Campanhas de Doria e Leite criticaram uso de ferramenta que já apresentava falhas antes da disputa

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Apesar de ter apoiado Bolsonaro, Doria agora tenta descolar a sua imagem e se colocar como oposição ao atual presidente - Foto: João Doria/Twitter

As eleições prévias do PSDB, previstas para serem concluídas neste domingo (21), foram suspensa pelo partido após falhas e problemas técnicos no aplicativo usado para receber os votos. A disputa para saber quem será o presidenciável entre os tucanos se dá entre o governador João Dória (SP), o governador Eduardo Leite (RS) e o ex-senador Artur Virgílio.

Continua após publicidade

O partido ainda não informou quando o processo será retomado, mas afirmou pelas redes sociais que os votos recebidos foram preservados e que haverá nova data para que "todos os filiados que não puderam votar neste domingo possam, com tranquilidade e segurança, registrar o seu voto."

Ao todo, 44.700 tucanos se inscreveram para votar por meio do aplicativo, enquanto outros foram registrar a sua preferência em Brasília, onde havia urnas eletrônicas instaladas. Essa é a primeira vez que o partido realiza prévias para escolher seu candidato presidenciável. O PSDB conta atualmente com um total de 1,3 milhão de filiados.

Problemas previsíveis?

Antes mesmo de iniciar a votação, as campanhas já criticavam a escolha do modelo híbrido e apontavam possíveis falhas. Aliados de Doria, como Fernando Alfredo, presidente do PSDB-SP, e Marco Vinholi, secretario de Desenvolvimento Regional, divulgaram nota apontando que houve falha na biometria para o acesso à plataforma e que a situação se estendeu por mais de quatro horas.

:: Tempero da Notícia: as contradições do governo, do mercado e da terceira via estão à mesa

A votação estava prevista para ser realizada entre 8h e 15h, mas devido aos problemas foi estendida até às 18h, e mesmo assim o processo não foi finalizado. A instabilidade dá abertura para que os descontentes possam judicializar o processo e prolongar o clima de tensão e desentendimentos. 

Em um vídeo que circula nas redes sociais, a deputada do Acre, Mara Rocha (PSDB), diz que tentaram comprar o voto dela nas prévias. "Eu vou dizer quem quis comprar meu voto, eu tenho mensagens aqui. Se não me deixarem votar eu vou dizer quem me ofereceu dinheiro para votar no Doria." 
 

Aliados de Leite também reclamaram das questões envolvendo a plataforma digital e falam em possíveis distorção dos resultados devido as dificuldades apresentadas. 

Um aliado em SP

Também neste domingo, o vice-governador Rodrigo Garcia foi homologado como candidato do PSDB para as disputas em 2022 pelo estado de São Paulo. Garcia deixou o DEM em maio, em uma articulação liderada por Doria como forma de manter um sucessor aliado no governo estadual e se lançar à presidência.

:: Geraldo Alckmin será vice do Lula? Conheça os possíveis nomes e suas chances de ocupar o posto

A mudança de partido de Garcia desencadeou uma crise no DEM e também trouxe problemas para Geraldo Alckmin, que planejava concorrer, mais uma vez, ao Governo de São Paulo. O ex-governador aguarda o resultado das prévias do PSDB para decidir se vai tentar o Palácio do Planalto por outro partido. Em negociações, Alckmin recebeu propostas do PSD, do PSB e União Brasil (DEM e PSL). 

Edição: Camila Salmazio