Saúde Mental

No Paraná, Alep aprova política de combate à depressão e ao suicídio nas escolas

Projeto que cria Política Estadual de Valorização da Vida foi aprovado em 1º turno de votação

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Suicídio é a terceira principal causa de morte entre jovens brasileiros, de acordo com a OMS - Foto: CNBB

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou o projeto que institui a Política Estadual de Valorização da Vida nas instituições de ensino do estado. A iniciativa pretende combater a depressão e o suicídio nas escolas paranaenses. De autoria do deputado Paulo Litro (PSDB), o texto foi aprovado em primeiro turno de votação na sessão plenária do último dia 16.

A proposta prevê a realização de ações, fornecimento de indicadores e orientações especializadas às equipes técnico-pedagógicas e docentes que contribuam na identificação e combate à depressão, autolesão e suicídio entre jovens estudantes. A matéria ainda determina que essas ações devem ser aplicadas nas instituições de ensino pelo fortalecimento da autoestima e solidificação dos valores para o desenvolvimento psicossocial dos alunos da rede estadual de ensino, contribuindo para a resolução de conflitos vivenciados por eles.

:: Pandemia agrava problemas de saúde mental ::

Ainda de acordo com o projeto, a Política Estadual de Valorização da Vida poderá incluir atendimento especializado, em caráter preventivo, assegurando orientação e encaminhamento individual de alunos, pais e responsáveis legais à equipe técnico-pedagógica da unidade de ensino.

Veja também:

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a terceira principal causa de morte entre jovens brasileiros. O Ministério Público apontou ainda que, no período de uma década, houve crescimento de 40% na taxa de suicídios entre crianças de 10 a 14 anos e de 33,5% para jovens de 15 a 19 anos.

:: Setembro Amarelo: Por que o SUS é peça chave na prevenção ao suicídio ::

“São números que não podem ser ignorados e que exigem do Poder Público iniciativas que oportunizem apoio e condições favoráveis para o desenvolvimento social, psicológico, físico e intelectual dos estudantes”, afirma Litro na justificativa do texto.

*Com informações da Comunicação da Alep.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini