Escolha popular

Candidata de esquerda lidera apuração parcial de eleições presidenciais em Honduras

Xiomara Castro já fez discurso de vitória e prometeu governo com diálogo e democracia

São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Xiomara Castro afirmou ter ganho as eleições - Luis Acosta / AFP

A candidata Xiomara Castro, do partido de esquerda Liberdade e Renovação, lidera a apuração dos votos da eleição presidencial de Honduras com 53,6% dos votos contra o nome do governismo, Nasry Asfura, do Partido Nacional, que tem 33,8% dos votos. Até o fim da tarde desta segunda-feira (29), 51,56% das urnas foram contabilizadas pela Comissão Eleitoral.

Castro é esposa de Manuel Zelaya, presidente afastado do poder em 2009 em um golpe de Estado apoiado pelos EUA após se aproximar de governos de esquerda da América Latina. Ela pode ser a primeira presidenta do país e defende a regulamentação do aborto, uma aproximação com a China e se denomina como uma socialista democrática.

Apesar da Comissão Eleitoral ainda não ter confirmado o vencedor do pleito, ou ter anunciado os 28 deputados ao Congresso Nacional, 298 prefeitos e 20 deputados ao Parlamento Centro-Americano que também foram escolhidos na eleição, os dois candidatos deram declarações em que apontam terem saídos como vencedores.

"Obrigada povo! Revertemos 12 anos de lágrimas e dor em alegria. O sacrifício de nossos mártires não foi em vão. Iniciaremos uma era de prosperidade e solidariedade através do diálogo com todos os setores, sem discriminação e sem sectarismo", disse Castro.

Asfura, por sua vez, pontuou que "os números nos favorecem" e que a "vitória deve ser contundente".

Honduras tem cerca de 9,5 milhões de habitantes e a agricultura é o setor mais importante da economia do país, com destaque para o cultivo de café, banana e azeite de dendê. De acordo com pesquisa da Universidade Nacional, 73% da população do país está abaixo da linha da pobreza, 52% da população está na pobreza extrema, 72% da população está na economia informal e o número de pessoas que migram para fora do país disparou.

 

Edição: Arturo Hartmann