Rio de Janeiro

EXAME

Candidatos do Enem prejudicados por operação no Complexo do Salgueiro (RJ) poderão fazer provas

Estudantes devem pedir reaplicação na página do participante até a próxima sexta-feira; Inep vai analisar casos

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Segundo o Inep, a reaplicação das provas ocorrerá nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022 - Foto: Akira Onuma/ASCOM Susipe Data

Após um requerimento da Defensoria Pública da União (DPU), o Inep informou no último domingo (28) que os candidatos do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, prejudicados pela operação policial no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo (RJ), poderão solicitar a reaplicação das provas.

Leia mais: Operação policial no Complexo do Salgueiro teve mais de 1.500 disparos efetuados pelos PMs

Em comunicado, o Inep assegurou que os candidatos terão seus direitos garantidos e que vai analisar todas as solicitações individualmente. O pedido de reaplicação deverá ser feito na página do participante, a partir desta segunda-feira (29) e até a próxima sexta-feira (3). As provas serão realizadas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022.

Na última quinta-feira (26), a Defensoria enviou ofício ao Inep solicitando a reaplicação da prova. No pedido, os defensores argumentaram que os candidatos cujos locais de prova estivessem em um raio de cinco quilômetros de onde ocorreu a operação policial e que não conseguiram chegar pudessem refazer a avaliação.

Leia também: Após pedido negado, Bolsonaro retira indicação de Crivella para embaixada na África do Sul

A DPU recebeu, ainda, a informação de que um número bastante elevado de candidatos e candidatas – 501 – inscritos e direcionados para os seis locais mais próximos da região não compareceram ao exame em decorrência da ação. 

O 1º defensor regional de Direitos Humanos da DPU no Rio de Janeiro, Thales Treiger requisitou informações do Inep sobre o percentual de candidatos que faltaram à prova, entre quem faria o exame na região ou mora nela, considerando também o raio de cinco quilômetros.

Edição: Eduardo Miranda