Pernambuco

RÁDIO

Expressões da cultura negra nas periferias são tema do Prosa e Fato

A rapper Bione e o dançarino Anthony falam como arte produzida nas comunidades tem forte relação com a luta antirracista

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Territórios periféricos também são palcos de cultura, resistência, criatividade e solidariedade - Tamires Almeida

As periferias, favelas ou comunidades dos centros urbanos são territórios férteis de manifestações culturais. Fruto de um processo histórico de discriminação e marginalização da população negra, pobre e  ex-escravizada, esses territórios também foram e são palcos de resistência, criatividade e solidariedade.

Essa cultura que foi gestada e manifestada desde o período colonial brasileiro, se tornou tradição e patrimônio, a exemplo do maracatu e da capoeira, ao mesmo tempo que também passou e ainda passa por um processo de criminalização e preconceito. E é sobre algumas dessas manifestações culturais que vamos conversar no programa de hoje. Nossos convidados são Anthony Tralha, do grupo Os Tralha da Quebrada, grupo de passinho do Ibura na zona sul do Recife e a rapper, poetisa e escritora Bione.

O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular e vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts.

 

Edição: Vanessa Gonzaga