Rio de Janeiro

CULTURA POPULAR

Na Lapa, Armazém do Campo RJ recebe shows de samba, forró e chorinho no mês de dezembro

Artistas falam ao Brasil de Fato sobre retomada cultural do espaço de comercialização do MST na Lapa; confira a agenda

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Artistas convidados para o Armazém do Campo RJ exaltam a diversidade musical brasileira - Talles Reis

Após a reabertura da loja e das atividades culturais, o Armazém do Campo, localizado na Lapa, no centro do Rio de Janeiro, se prepara para receber rodas de samba, forró e chorinho durante todo mês de dezembro.

Além de comercializar a produção agroecológica do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o casarão cor-de-rosa é reconhecido como um importante espaço que exalta a diversidade musical brasileira. 

Estão previstas para dezembro apresentações de chorinho com o grupo Regional Subindo a Serra, Forró de Pife e as rodas de samba Jequitibá do Samba, Bebadafonte e Samba do Armazém. 

Leia também: Após quatro meses com atividades via delivery, Armazém do Campo reabre as portas no Rio

Ary Miranda, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e integrante do Samba do Armazém, explica que o grupo surgiu no ano de inauguração da loja e, após a interrupção das atividades devido a pandemia, retorna com as rodas de samba mensais.

"O Armazém do Campo no Rio, assim como os demais espalhados pelo país, cumpre uma função fundamental na medida em que oferece produtos agroecológicos dos assentamentos, além de proporcionar atividades de educação, através de cursos e debates, também momentos culturais como rodas de choro, de samba, saraus, poesias e outras formas de manifestação da cultura popular", conta Miranda. 

Os integrantes do grupo Forró de Pife, que também já marcava presença no Armazém do Campo antes da pandemia, acredita que o estilo musical é parte da memória do povo brasileiro.

"Os temas do forró se cruzam com a história da classe trabalhadora, os problemas das lutas e vidas no campo, o êxodo rural, a formação das cidades. O que seria a formação cultural brasileira sem as memórias da Guerra de Canudos, ou mesmo as aventuras dos Cangaceiros e o bando de Lampião", ressalta o integrante Guilherme Bins.

Son Lemos, do Regional Subindo a Serra, relembra os encontros marcantes que o Armazém do Campo proporciona na Lapa. O grupo de choro interpreta e divulga a obra de grande músicos brasileiros como Pixinguinha.

"Além de ser uma marca que mostra a importância do que o movimento sem terra é capaz de produzir, entregando alimentos de qualidade e produzidos de forma consciente, é também um local de produção cultural e de encontros maravilhosos. Nós, que representamos o Choro, ficamos muito felizes de participar desse movimento. É bom demais poder apresentar as músicas de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga e ainda tocar nosso trabalho autoral para um público tão sensível à cultura brasileira", completa Lemos.

Confira a programação completa:

Sexta-feira (3/12)

17h - Chorinho Regional Subindo a Serra

Sábado (4/12)

13h: BebadaFonte 

Sexta-feria (10/12)

19h - Forró de Pife

Sexta-feira (17/12)

19h - Samba do Armazém

Sábado (18/12)

14h - Jequitibá do Samba

Serviço

Armazém do Campo RJ

Av. Mém de Sá, 135, na Lapa.

A entrada é gratuita e o uso máscara é obrigatório no interior da loja.

Edição: Mariana Pitasse