Levantamento

Pesquisas dão vantagem ao socialista Gabriel Boric no Chile

Diversos setores políticos e sociais expressaram nos últimos dias seu apoio ao candidato socialista Gabriel Boric

|

Ouça o áudio:

No primeiro turno das eleições no Chile, realizado em 21 de novembro, Gabriel Boric obteve 25,83% dos votos e Kast, 27,91%. - Martin Bernetti / AFP

A pouco mais de três semanas para o segundo turno eleitoral no Chile, o candidato da esquerda Gabriel Boric desponta como o vencedor, segundo as primeiras pesquisas de opinião prévias à votação de 19 de dezembro.

A pesquisa Plaza Pública, do centro de estudos Cadem, mostrou que Boric tem uma vantagem de seis pontos percentuais sobre o candidato de extrema direita José Antonio Kast, da Frente Social Cristã, no segundo turno, com 39% contra 33% respectivamente.
 

Tweet: "Pesquisa Cadem. Gabriel Boric venceria com 54%"

De acordo com a pesquisa Pulso Ciudadano, da empresa Activa Research, Boric obteria 40,4% dos votos, frente a 24,5% de Kast.

Tweet: "A pesquisa Pulso Ciudadano, da Activa Research, dá a Gabriel Boric uma possível vitória no segundo turno. As pesquisas não são confiáveis, não devemos cair no triunfalismo. Devemos convocar os indecisos, os que não querem votar, os [votos] brancos, os nulos e os de Kast. #MesaCentral"

Outra medição, realizada pela empresa especializada Black and White, dá 44% a Boric e 41% a Kast.

Nos últimos dias, diversos setores políticos e sociais expressaram seu apoio ao candidato da coalizão Apruebo Dignidad, formada pelo Partido Comunista, Revolução Democrática, Convergência Social, Comunes e Federação Regionalista Verde Social, Gabriel Boric.

O deputado de 35 anos recebeu no sábado (27) o endosso da Democracia Cristã, a última das grandes formações de oposição a apoiá-lo, depois do Partido para a Democracia e o Partido Socialista.

Tweet: "Diretoria Nacional @PDC_Chile dá seu apoio incondicional à candidatura de @gabrielboric para o segundo turno presidencial neste 19 de novembro #SomosDC #JuntxsÉPossível"

"Boric agora tem a responsabilidade de reunir uma maioria de cidadãos que anseia por transformações profundas com governabilidade e paz social", afirmou o partido democrata-cristão em comunicado.

Por sua vez, a Central Única de Trabalhadores (CUT), principal organização sindical do Chile, instou seus membros a participarem do segundo turno e apoiarem Boric.

Na última semana, o ultradireitista José Antonio Kast conseguiu o apoio dos quatro partidos de direita da coalizão de governo Chile Podemos Mais (Renovação Nacional, União Democrática Independente, Evolução Política e Regionalista Independente Democrata).

No primeiro turno, realizado em 21 de novembro, Kast obteve 27,91% dos votos, uma vantagem de apenas dois pontos sobre Gabriel Boric, que obteve 25,83%.