Fique ligado

Receita Federal paga lote residual do Imposto de Renda nesta terça-feira (30)

O pagamento é feito diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Para saber se o contribuinte tem direito ao lote residual, basta acessar a página da Receita Federal na internet - Catarina Barbosa/Brasil de Fato

A Receita Federal paga, nesta terça-feira (30), o lote residual de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) do mês de novembro de 2021 e de exercícios anteriores, No total, 260.412 contribuintes receberão R$ 450 milhões. 

O pagamento é feito diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se o órgão não conseguir depositar o valor na conta informada, o dinheiro ficará disponível por até um ano no Banco no Brasil.  

O contribuinte também poderá reagendar o crédito pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).  

“Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”, informou o órgão por meio de nota. 

Para saber se o contribuinte tem direito ao lote residual, basta acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e em “Consultar a Restituição”. Como resultado, aparecerá na tela as orientações para a consulta simplificada ou completa da situação da declaração. Caso exista alguma pendência, o contribuinte poderá retificar a declaração, corrigindo as informações.  

Recebem valores deste lote aqueles contribuintes que têm prioridade legal, como idosos e pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, aqueles cuja maior fonte de renda é o magistério, e contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o último dia 9. 

  

Edição: Douglas Matos