Rio de Janeiro

PAROU

Saúde do Rio suspende vacinação contra gripe por falta de doses

Imunização contra o vírus Influenza A (H3N2) retoma na quarta-feira (1°) com a chegada de nova remessa

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Não é mais preciso um intervalo entre as doses das vacinas contra a covid-19 e da gripe - SES PE

Após uma adesão massiva da população carioca à campanha de vacinação contra a gripe na última semana, a Secretaria municipal de Saúde do Rio suspendeu a aplicação por falta de doses nesta terça-feira (30).

A pasta informou que uma nova remessa é prevista para chegar ainda hoje no estado e deve reabastecer a capital fluminense. A expectativa é que a vacinação contra a gripe causada pelo vírus Influenza A (H3N2) seja retomada apenas na quarta-feira (1°), a partir do meio-dia. O quantitativo será definido pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

Leia mais: Rio registra mais de 6,5 mil casos de gripe H3N2 em apenas uma semana

Com a aplicação de 67.627 doses na última quinta-feira (25), a campanha bateu recorde de adesão na cidade em um único dia. Semana passada, o Rio tinha 23 crianças internadas na rede pública de atendimento com a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Segundo a Secretaria, a cobertura vacinal do público-alvo da campanha de imunização contra a gripe (idosos, gestantes e puérperas, crianças de seis meses a 5 anos, trabalhadores da Saúde) está em 60,6% na cidade. Desde a última quarta-feira (24), mais de 200 mil cariocas foram vacinados contra a Influenza.

Não há mais a necessidade de intervalo entre as doses das vacinas contra a covid-19 e a gripe. Elas podem ser, inclusive, tomadas no mesmo dia. Consulte os locais de vacinação aqui. O total de pessoas vacinadas desde o início da campanha é de mais de dois milhões.

Sintomas

Quem tomou a vacina contra a gripe não está livre de contrair o vírus, mas os sintomas tendem a aparecer de forma mais amena. Entre os sintomas da gripe H3N2 estão dor de cabeça, febre, dor nos músculos, tosse seca, dor de garganta, coriza e falta de ar. É recomendado também o teste para excluir o diagnóstico de covid-19, já que alguns dos sintomas são parecidos.

Pessoas que apresentarem sintomas gripais graves devem procurar uma unidade de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Edição: Clívia Mesquita