Vestibular 2022

Inscrições para ingresso na Unicamp pelo Enem terminam nesta segunda (6)

Pessoas interessadas devem se inscrever pela página da comissão organizadora do vestibular da universidade

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Metade das vagas do processo Enem-Unicamp são destinadas a estudantes de escola pública
Metade das vagas do processo Enem-Unicamp são destinadas a estudantes de escola pública - Marcos Santos/USP Imagens

As inscrições para o processo seletivo Enem-Unicamp 2022 foram prorrogadas em uma semana, e poderão ser feitas até as 17h do deste dia 6 de dezembro. Estudantes deverão se inscrever exclusivamente pela página da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest). Ali também estão disponíveis as regras do edital.  

Taxas 

As pessoas interessadas devem preencher um formulário eletrônico e pagar a taxa de inscrição, que é de R$30 ou R$15, no caso daquelas que já se inscreveram no Vestibular Unicamp 2022. O pagamento pode ser feito até 7 de dezembro. Candidatos que tiveram isenção de taxa no Vestibular Unicamp 2022 seguem sem ter de pagar qualquer valor para a participação no processo do Enem-Unicamp.  

Distribuição de vagas 

São oferecidas 639 vagas. Metade delas são destinadas para aqueles que tenham feito o ensino médio integralmente em escola pública (ou que tenham o certificado de ensino médio pelo Enem até 2016 ou exames oficiais). Um quarto das vagas são para candidatos autodeclarados pretos ou pardos. O outro quarto é destinado a segmentos que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública e que sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. 

Cada pessoa pode escolher até duas opões de curso. Além disso, candidatos podem usar as notas obtidas nas provas do Enem de 2021 e/ou de 2020. 

Quem houver concluído algum curso de graduação ou pós-graduação em instituição pública não está habilitado para concorrer na modalidade Enem-Unicamp. 

Provas 

As provas do Enem são de responsabilidade do INEP (Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira), vinculado ao Ministério da Educação. Assim, as notas do Enem 2021 só poderão ser usadas caso o INEP disponibilize essas informações e o cadastro em tempo hábil para a classificação dos candidatos. 

Inscrições múltiplas e chamadas 

Há três sistemas de seleção da Unicamp para o ano que vem: Vestibular Unicamp, Enem-Unicamp e Vagas Olímpicas. Interessados podem se inscrever ao mesmo tempo em mais de um deles.  

Ao final do processo, serão feitas cinco chamadas das pesssoas selecionadas para a matrícula online.  

No período das chamadas, caso um candidato tenha sido convocado para matrícula no mesmo curso e na mesma convocação tanto no Vestibular 2022 quanto no Enem-Unicamp, a vaga que será preenchida é a do Vestibular.  

Caso ocorra de o candidato ser convocado para se matricular na mesma chamada, porém em cursos diferentes, ele escolherá qual curso prefere no momento da matrícula.  

Edição: Letícia Viola