Meio Ambiente

Adidas, Nike, Zara e Puma: estudo escancara relação de marcas com desmatamento na Amazônia

Produtores de couro, a indústria da moda entram na mira de agência ambiental que denuncia 400 empresas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

400 marcas que adquirem couro da JBS cooperam com o desmatamento na Amazônia - MAURO PIMENTEL / AFP

Um estudo realizado pela agência ambiental Stand Earth, especialista em rastreamento de matéria-prima, revelou o envolvimento de 400 marcas com o desmatamento da Amazônia. Adidas, Nike, Zara, Puma, Fila, New Balance, entre outras, estão na lista. São produtores de couro, que integram a indústria de sapatos, acessórios e roupas.

Continua após publicidade

De acordo com a Stand Earth, a JBS, reconhecida pela estreita relação com o desmatamento no Brasil, é a principal fornecedora de couro da indústria da moda e alimenta a rede de marcas denunciada no estudo.

O levantamento mostra que a empresa brasileira desflorestou 3 milhões de hectares na Amazônia. Desse total, 81% teria sido feito ilegalmente.

A Stand Earth cruzou dados de compra de gado na Amazônia desde 2016, imagens de satélites, utilizadas para monitorar o desmatamento na região, documentos alfandegários, site de processadores de couro.

Em julho deste ano, a JBS, segunda maior empresa de alimentos do mundo, anunciou que pretende zerar o desmatamento ilegal até 2025 para a cadeia de bovinos, mas também terceiros, como a indústria da moda. A redução seria aplicada nos biomas Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica, Caatinga e Amazônia.

Uma auditoria do Ministério Público Federal, divulgada em outubro deste ano, mostrou que 32% da carne comercializada pela JBS no Pará é fruto de gado criado em área que foi desmatada ilegalmente.

Edição: Leandro Melito