Prêmio e mais prêmio

É tetra! Michelle Bolsonaro ganha 4ª medalha, agora da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho

Desde 1970, a comenda é concedida às personalidades que se destacam pelos serviços prestados à Justiça do Trabalho

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Primeira-dama recebeu recebeu o título de Grande-Oficial da ordem da Justiça do Trabalho brasileiro - TST-Divulgação

Michelle Bolsonaro, esposa do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) recebeu na última quarta-feira (1º) sua quarta medalha nacional desde que o marido foi empossado, em janeiro de 2019. Dessa vez, ela foi agraciada com a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, concedida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), em cerimônia realizada em Brasília em que ela era uma das únicas sem usar máscara.

Desde 1970, a comenda é concedida às instituições e às personalidades que se destacam no exercício de suas profissões ou pelos serviços prestados à Justiça do Trabalho. Michelle Bolsonaro tem o ensino médio completo e realiza trabalhos voluntários na Igreja Batista Atitude, onde faz parte do Ministério de Surdos e Mudos.

Antes, em julho deste ano, ela tinha recebido a Medalha do Mérito Oswaldo Cruz, na categoria ouro. A homenagem é direcionada a pessoas que tenham contribuído para o bem-estar físico e mental da coletividade brasileira. Foi entregue pelo próprio Jair Bolsonaro, em cerimônia oficial.

Um mês antes, em junho, novamente das mãos do presidente da República, Michelle recebera outra medalha, que lhe conferiu o título de Grande-Oficial da Ordem do Mérito da Defesa.

Finalmente, um mês antes, em maio, Michelle recebeu a Medalha da Vitória, concedida àqueles que contribuíram para a difusão dos feitos dos ex-combatentes durante a Segunda Guerra Mundial, participado de conflitos internacionais na defesa dos interesses do país ou integrado missões de paz.

::Leia Também: Após condecorar esposa duas vezes, Bolsonaro concede a si mesmo Medalha do Mérito Científico::

Fechando o quadro de medalhas da primeira-dama, em outubro de 2019, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) agraciou-a com a Medalha Tiradentes, maor honraria do estado. O autor da homenagem foi o deputado estadual Alexandre Knoploch (PSL), que ficou conhecido por ter atirado em um advogado em uma briga de bar em Brasília e por ter dado um soco na cara de um estudante durante uma audiência pública na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Kássio Nunes, Damares Alves e outros ministros também levaram a medalha

Nesta quarta-feira, na cerimônia no TST que homenageou Michelle, outros também receberam a honraria. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux, recebeu a comenda no grau Grão-Colar, em promoção. “Para mim é uma grande honra receber essa medalha do Tribunal Superior do Trabalho, um Tribunal que preza pela excelência e pela eficiência na prestação jurisdicional ao trabalhador brasileiro”, afirmou. 

Com o grau Grã-Cruz, foram agraciados os presidentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, e do Superior Tribunal Militar (STM), Luís Carlos Gomes Mattos; o procurador-geral da República, Augusto Aras; o advogado-geral da União, Bruno Bianco Leal, e o ministro do STF Nunes Marques. Os ministros de estado Anderson Torres (Ministério da Justiça e da Segurança Pública), Flávia Arruda (Secretaria de Governo), Tereza Cristina (Ministério da Agricultura) e Damares Alves (Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos) também receberam a comenda. 


A ministra Damares Alves também levou sua medalha / TST-Divulgação

A medalha no grau Grande Oficial foi entregue ao presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, e à primeira-dama da República Federativa do Brasil, Michelle Bolsonaro.

::Em junho deste ano: Bolsonaro condecora comandante do Exército após absolvição de Eduardo Pazuello::

A Sociedade Beneficente de Senhoras - Hospital Sírio Libanês - foi a instituição escolhida este ano para ser homenageada. Representando a entidade, o médico Rafael Gadia destacou que a instituição, que é filantrópica, está completando 100 anos de existência no Brasil em 2021.

Para o médico cardiologista e diretor clínico do Incor/SP, Roberto Kalil Filho, que também foi homenageado, foi uma verdadeira honra poder representar os trabalhadores da saúde, depois de tempos tão difíceis. “Temos vivido dois anos de muita luta, uma verdadeira guerra contra a covid-19, para salvar vidas. Estou muito feliz de receber essa homenagem e aqui lembrar toda a classe de profissionais de saúde”, pontuou.

Edição: Vinícius Segalla