Audiovisual

III Mostra de Cinemas Africanos começa hoje na Cinemateca Capitólio em Porto Alegre

De 2 a 9 de dezembro o público poderá conferir filmes africanos reconhecidos em grandes festivais

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Mostra reúne 13 títulos realizados nos últimos anos em países como Costa do Marfim, Sudão, Argélia, Etiópia, Ruanda, Lesoto, Egito e República Democrática do Congo - Foto: Divulgação

Durante os dias 2 a 9 de dezembro, acontece a III Mostra de Cinemas Africanos, com curadoria de Ana Camila Esteves. Nesse período, o público poderá conferir uma cuidadosa seleção de ficções e documentários africanos, reconhecidos em grandes festivais e respaldados pela crítica e públicos internacionais. A Mostra de Cinemas Africanos tem apoio da Cinemateca da Embaixada da França e do Institut Français. 

Continua após publicidade

A mostra reúne 13 títulos realizados nos últimos anos em países como Costa do Marfim, Sudão, Argélia, Etiópia, Ruanda, Lesoto, Egito e República Democrática do Congo. Entre os destaques, Você Morrerá aos 20, de Amjad Abu Alala, e Falando Sobre Árvores, de Suhaib Gasmelbari, duas obras centrais do inspirador cinema contemporâneo sudanês; o documentário argelino Rua do Saara, 143, de Hassen Ferhani, premiado no Festival de Locarno, e Nossa Senhora do Nilo, de Atiq Rahimi, adaptação do romance homônimo da escritora ruandesa Scholastique Mukasonga.

Ainda entre os destaques, na sexta-feira (3), às 19h30, será apresentada uma edição especial do Projeto Raros com a exibição do filme O Exilado, o último lançado pelo pioneiro nigerino Oumarou Ganda, protagonista e co-criador do seminal Eu, Um Negro, de Jean Rouch.

Na quarta-feira (8), às 19h, será a vez da exibição do documentário Câmera da África, do tunisiano Férid Boughedir, que apresenta 20 anos de história do cinema africano e será comentado por Pedro Henrique Gomes, pesquisador dedicado às primeiras décadas das cinematografias do continente.

Abaixo a relação dos filmes e programação:

RUN

Dir. Philippe Lacôte. Costa do Marfim, 2014, 102 min, FIC

Sinopse: Run encontra abrigo com o colega dissidente Assa (Isaach de Bankolé) depois de assassinar o primeiro-ministro da Costa do Marfim. Enquanto estava escondido, a história de Run é revelada em três capítulos separados de flashback, que juntos falam muito sobre a vida contemporânea neste país conturbado. A estreia de Philippe Lacôte no longa-metragem é um conto de amadurecimento hipnotizante, onírico e ultra-realista. Primeiro longa-metragem do diretor de “A Noite dos Reis” (2020).

VOCÊ MORRERÁ AOS 20

(You Will Die at 20)
Dir. Amjad Abu Alala. Sudão, 2019, 105 min, FIC

Sinopse: Depois que um xeque previu para sua mãe, logo após seu nascimento, que ele morreria aos 20 e poucos anos, Muzamil, de 19 anos, deve lidar com todos os eventos e mudanças usuais da transição de jovem para adulto.

NÓ NA CABEÇA

(Dans Ma Tête un Rond-point)
Dir. Hassen Ferhani. Argélia, 2015, 100 min, DOC

Sinopse: No maior matadouro da Argélia, os homens vivem e trabalham enclausurados ao ritmo pulsante de suas tarefas e seus sonhos. Esperança, amargura, amor, paraíso e inferno, as histórias de futebol, assim como as melodias de Chaabi e Rai, que ambientam suas vidas e seu mundo.

FALANDO SOBRE ÁRVORES

(Talking About Trees)
Dir. Suhaib Gasmelbari. Sudão, 2019, 93 min, DOC

Sinopse: Ibrahim, Manar, Suleiman e Altayeb, quatro membros veteranos do Sudanese Film Club, embarcam em uma jornada na qual pretendem reativar um cinema antigo para trazer a cultura cinematográfica de volta ao Sudão. Antes do filme, será exibido o curta-metragem Jamal, de Ibrahim Shaddad.

NOSSA SENHORA DO NILO

(Notre-Dame du Nil)
Dir. Atiq Rahimi. França, Bélica, Ruanda, 2019, 93 min, FIC

Sinopse: Ruanda, 1973. Nossa Senhora do Nilo é um conceituado colégio interno católico situado no alto de uma colina, onde garotas são preparadas para pertencer à elite ruandense. Com a proximidade da formatura, essas meninas, sejam elas hutu ou tutsi, compartilham o mesmo dormitório e dividem sonhos e preocupações. Mas em todo o país, assim como dentro da escola, antagonismos profundos ecoam, mudando a vida dessas jovens - e de toda a nação - para sempre.

MÃE, ESTOU SUFOCANDO, ESTE É MEU ÚLTIMO FILME SOBRE VOCÊ

(Mother, I Am Suffocating. This Is My Last Film About You)
Dir. Lemohang Jeremiah Mosese. Lesoto, 2019, 76 min, EXP

Sinopse: Uma jovem carrega uma pesada cruz de madeira pelo Lesoto; ao seu redor, rostos, ruas empoeiradas, um rebanho de ovelhas e mãos que tricotam incessantemente. Uma voz off crua molda o fluxo de imagens em uma despedida cinematográfica de um diretor exilado em sua terra natal. Do mesmo diretor de “Isso não é um enterro, é uma ressurreição” (2020).

RUA DO SAARA, 143

(143, rue du Désert)
Dir. Hassen Ferhani. Argélia, 2019, 100 min, DOC

Sinopse: No meio do deserto do Saara, um reino particular é governado por uma rainha misteriosa e solitária. Embora desconfiada e cautelosa, Malika sempre recebe de braços abertos os viajantes que decidem parar em seu castelo transformado em cafeteria em busca de algo para beber, comer ou mesmo um conselho.

LAMB

Dir. Yared Zeleke. Etiópia, 2015, 94 min, FIC

Sinopse: Quando Efraim, um menino etíope, é enviado de sua terra natal para morar com parentes distantes, ele leva sua amada ovelha com ele. Um dia, seu tio anuncia que ele terá que sacrificar sua ovelha para a festa religiosa que se aproxima, mas Efraim está pronto para fazer qualquer coisa para salvar sua única amiga e voltar para casa.

NAVEGANDO ATÉ KINSHASA

(En Route Pour le Milliard)
Dir. Dieudo Hamadi. República Democrática do Congo, 2020, 88 min, DOC

Sinopse: Há duas décadas que as vítimas da Guerra dos Seis Dias na República Democrática do Congo lutam em Kisangani pelo reconhecimento desse conflito sangrento que deixou várias sequelas em seus corpos, exigindo indenização. Cansadas de apelos infrutíferos, decidiram finalmente expressar as suas exigências em Kinshasa após uma longa viagem pelo Rio Congo abaixo.

Programa de Curtas

Encrenqueiro

(Troublemaker)
Dir. Olive Nwosu. Nigéria, 2019, 11 min, Fic, Livre

Sinopse: Obi está com calor, entediado e desesperado por algo a fazer. Quando seu melhor amigo, Emeka, lhe dá um pacote de fogos de artifício, os garotos decidem se divertir. Mas as coisas saem do controle e Obi aprende pela primeira vez que atos têm consequências e que há coisas que ele não consegue entender. Ambientado na Nigéria oriental, o curta é uma história de amadurecimento sobre masculinidade, violência e os efeitos da guerra em comunidades ao longo de gerações.

Boa Noite

(Da Yie)
Dir. Anthony Nti. Gana/Bélgica, 2019, 21 min, 2019, Fic, 12 anos

Sinopse: Em um dia ensolarado em Gana, um estrangeiro se aproxima de duas crianças e as leva em uma viagem inesperada. Os três se dão tão bem que “Bogah”, o estrangeiro, começa a questionar sua intenção inicial.

Ward e a Festa da Henna

(Henet Ward)
Dir. Morad Mostafa. Egito, 2020, 23 min, Fic., 14 anos

Sinopse: Halima, uma pintora de henna sudanesa, vai até a casa de uma jovem noiva egípcia para prepará-la antes de seu casamento, com sua filha de 7 anos “Ward”, que perambula para conhecer o lugar. Sob o olhar de Ward, o encontro entre as duas mulheres evolui da cumplicidade a tensões surgidas subitamente.

Qual foi seu sonho?

(What did you dream?)
Dir. Karabo Lediga. África do Sul, 2020, 19 min, FIC, Livre

Sinopse: Para as férias de verão de 1990, Boipelo, de 11 anos, está de volta à casa da avó. Quando a viagem chega ao fim, ela é consumida pelo fato de que, ao contrário de seus dois primos, ela não consegue mais se lembrar de seus sonhos e, portanto, não pode ajudar sua avó a jogar na loteria chinesa local.

Clássicos

O EXILADO

(L’exilé)
Dir. Oumarou Ganda. Níger, 1980, 76 minutos, FIC

Sinopse: Um rei tem por hábito ouvir os desejos dos seus súbditos circulando disfarçado nas ruas do seu reino. Baseado num conto tradicional africano, um dos filmes mais importantes da história do Níger.

CÂMERA DA ÁFRICA – 20 ANOS DE CINEMA AFRICANO

(Caméra d’Afrique 20 Ans de Cinéma Africain)
Dir. Férid Boughédir. Tunísia, 1983, 90 minutos, DOC

Sinopse: Depois de mais de meio século de cinema colonial usando a África como cenário exótico, muitas vezes na negação da humanidade e da dignidade de seus habitantes, 70 anos após a invenção do cinema, os africanos que se tornaram independentes. Apesar da total falta de meios e infra-estrutura, filmando contra o impossível, sem qualquer apoio africano ou estrangeiro, procuram transmitir a realidade de África na sua multiplicidade e diversidade, finalmente vista com olhos africanos. Sessão comentada pelo crítico e pesquisador Pedro Henrique Gomes.

Grade de Horários 

2 a 9 de dezembro de 2021

2/12 (quinta-feira)
17h – Run
19h – Você Morrerá aos 20 Anos

3/12 (sexta-feira)
17h – Nó na Cabeça
19h30 – Projeto Raros Especial: O Exilado

4/12 (sábado)
17h – Rua do Saara, 143
19h – Falando Sobre Árvores

5/12 (domingo)
17h – Você Morrerá aos 20 Anos
19h – Nossa Senhora do Nilo

7/12 (terça-feira)
17h – Falando Sobre Árvores
19h – Mãe, Estou Sufocando

8/12 (quarta-feira)
17h – Programa de Curtas
19h – Câmera da África + debate com Pedro Henrique Gomes

9/12 (quinta-feira)
17h – Lamb
19h – Navegando até Kinshasa

 

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko