Rio de Janeiro

SERVIÇOS

Detran-RJ realiza atendimento prioritário às pessoas com deficiência nesta sexta-feira (3)

Os usuários PCDs podem realizar os serviços de identificação civil e habilitação gratuitamente

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
As pessoas com deficiência também podem se increver no programa "Cidadania Sobre Rodas", que oferece aulas de direção gratuitas - Foto: divulgação

Nesta sexta-feira (3), o Detran-RJ realiza atendimento prioritário para as pessoa com deficiência. O usuário PCD pode realizar os serviços gratuitamente de identificação civil e habilitação em qualquer unidade do departamento, sem necessidade de agendamento prévio. 
 
As pessoas com deficiência também podem se increver para o programa "Cidadania Sobre Rodas", que oferece aulas gratuitas de direção para pessoas que necessitam de carro adaptado. Para se inscrever, o candidato deverá comparecer ao Posto Detran Acessível – PCD até às 16h, ou procurar uma das 13 Ciretrans, listadas abaixo, que receberão as inscrições neste dia. O órgão lembra que as vagas são limitadas. 
 
Já os serviços veiculares serão disponibilizado somente no posto Detran Acessível – PCD, localizado na Av. Francisco Bicalho, entrada pela Rua Idalina Senra, 35, no bairro de São Cristóvão. As ações prioritárias do Detran ocorrem por conta do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta sexta-feira (3).

Documentos necessários para os serviços 

A emissão de identidade será gratuita, assim como os serviços de primeira habilitação e renovação da carteira de motorista, sendo que os serviços de habilitação necessitam de abertura de processo administrativo. Os atendimentos serão feitos com a apresentação de laudo médico original, emitido nos últimos seis meses, informando o Código Internacional de Doenças (CID) e a descrição da deficiência. 
 
Os interessados devem verificar no site do Detran quais os documentos obrigatórios para fazer cada serviço que desejam. Por exemplo, para tirar a identidade, é necessário apresentar original e cópia da certidão de nascimento ou casamento – dependendo do estado civil do requerente. 

Leia mais: Artigo | Saiba que significa a retirada das pessoas com deficiência do ambiente educacional

Os candidatos ao curso de direção "Cidadania Sobre Rodas" precisam levar original e cópia da carteira de identidade, original e cópia do CPF, original e cópia do comprovante de residência ou domicílio no estado do Rio de Janeiro (conta de água, luz ou telefone).

Caso não possa apresentar a referida documentação, o candidato deverá preencher a Declaração de Residência fornecida pelo Detran no ato de abertura do processo administrativo. Também é necessário estar com o laudo médico recente, emitido nos últimos seis meses, contendo o tipo e grau da deficiência, além do código da tabela CID-10.
 

Ciretrans 
 

Confira as unidades onde o público PCD poderá se inscrever para o programa “Cidadania Sobre Rodas”, das 8h às 17h, no Dia D (3/12): 
 
21ª CIRETRAN – ANGRA DOS REIS
- Rua Poeta Brasil dos Reis, s/nº 
 
8ª CIRETRAN – ARARUAMA
- Av. Getúlio Vargas s/n – Parque Hotel – ao lado da UPA 
 
23ª CIRETRAN – BARRA DO PIRAÍ
- Av. Prefeito Iago José Castro Valério, nº 452 – Oficinas Velhas  
 
20ª CIRETRAN – CABO FRIO
- Rua Meira Junior, s/nº - Centro   
 
2ª CIRETRAN – CAMPOS DOS GOITACAZES
- Rua Barão de Miracema, nº 246 – Centro 
 
7ª CIRETRAN – DUQUE DE CAXIAS
- Av. Brigadeiro  Lima e Silva, 23 – 25 de agosto 
 
26ª CIRETRAN – ITABORAÍ
- Avenida 22 de Maio, s/n - Terminal CODERTE - Venda das Pedras 
 
27ª CIRETRAN – MESQUITA
- Rua Juliana, nº 478 – Santo Elias   
 
25ª CIRETRAN – MIRACEMA
- Praça Ary Parreiras, nº 171 – Centro         
 
1ª CIRETRAN – NITEROI
- Rua Desidério de Oliveira, s/nº - Centro 
 
4ª CIRETRAN – NOVA IGUAÇU
- Av. Abílio Augusto Távora, nº 1111, Sl 4080/81- Shopping  Nova Iguaçu - Bairro Luz 
*Atendimento das 10h às 17h.
 
5ª CIRETRAN – PETRÓPOLIS
- Condomínio Shopping ABC / Rua: Tereza, 1515 - Alto da Serra 
 
22ª CIRETRAN – RIO BONITO
- Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira, nº 39

Edição: Jaqueline Deister