REVIRAVOLTA

Rio: comprovante de vacina deixa de ser obrigatório em táxis, shoppings e transporte por apps

A comprovação continua valendo para bares, lanchonetes, restaurantes, salões de beleza, hotéis e pousadas

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Passaporte pode ser emitido de forma gratuita através da plataforma virtual ConecteSUS - Marcello Casal Júnior/Agência Brasil

A Prefeitura do Rio voltou atrás e publicou nesta sexta-feira (3) um decreto que retira a obrigatoriedade do "passaporte da vacina" em táxis, shoppings e transportes por aplicativo na cidade. A comprovação continua valendo para bares, lanchonetes, restaurantes, salões de beleza, hotéis, pousadas e aluguel por temporada.

Leia mais: Rio prevê imunizar adultos com terceira dose da vacina contra covid-19 a partir de dezembro

O prefeito do Rio Eduardo Paes (PSD) considerou que houve um exagero no decreto anterior, mas defendeu que a medida diminui o risco de transmissão e protege as pessoas. "Eu assinei o decreto mas tem de ver a praticidade e efetividade de algumas medidas mesmo. Não adianta criar medidas que a gente sabe que ninguém vai cumprir", disse.

"Como o governo federal não toma nenhuma medida de exigência de comprovação de vacina pra entrar no Brasil, e isso é papel do governo federal, a gente ampliou a exigência do passaporte vacinal na cidade, dentro da racionalidade, houve exageros, com táxis e shoppings, mas a gente vai proteger mais a cidade", disse Paes na quinta-feira (2).

A vacinação a ser comprovada corresponde a 1ª dose, a 2ª dose ou a dose única, de acordo com o calendário estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde em relação à cidade.

A comprovação pode ser feita pelo certificado digital no aplicativo Conecte SUS ou o comprovante, caderneta ou cartão de vacinação em papel timbrado pela Secretaria de Saúde, institutos de pesquisa clínica ou institutos governamentais do Brasil ou exterior.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita