Distrito Federal

Reconhecimento

Defensores de direitos humanos serão condecorados em sessão solene na Câmara Legislativa do DF

Evento, que será às 19h, marca a entrega do 2º Prêmio Marielle Franco do direitos humanos; veja quem são os premiados

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Sessão solene na Câmara Legislativa vai premiar entidades e pessoas que atuaram em defesa dos Direitos Humanos no DF - Divulgação

A Câmara Legislativa do Distrito Federal premiará organizações e pessoas que se destacaram pela atuação em defesa dos direitos humanos ao longo do último período. O evento de condecoração ocorrerá em sessão solene nesta segunda-feira (6), às 19h, no plenário da Casa, com transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital (Canal 9.3) e Canal no Youtube. 

Segundo o deputado distrital Fábio Félix (PSOL),  presidente da Comissão Direitos Humanos da CLDF, o Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos é um reconhecimento público e oficial ao trabalho de defensores de direitos humanos em diversas áreas de atuação no DF.

"Estamos muito felizes em reconhecer o trabalho de tantas pessoas incríveis que dedicam suas vidas por um mundo melhor e mais justo", afirmou o parlamentar.

Serão condecorados com diplomas e medalhas de honra ao mérito pessoas e entidades nas categorias Ativistas, Organizações da Sociedade Civil, Serviço Público, Trabalho Acadêmico, Jornalismo e Empresas. 

Nesta segunda edição do prêmio, estão entre os premiadas indicados a Campanha Despejo Zero, que luta contra remoções forçadas de famílias em ocupações e pelo direito à moradia digna, e o Projeto Dividir, organização que promove uma rede de solidariedade para atender a população mais vulnerável com doação de alimentos e itens básicos.

O Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do DF, a Unidade Básica de Saúde de Taguatinga, a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes de Discrmininação Racial, Religiosa, Orientação Sexual, Pessoa com Deficiência e Idosos (Decrin) e a revista Traços também serão agraciados com a honraria. Os ativistas Douglas Protázio, Karina Aparecida Figueiredo e Jacira Silva também estão entre os premiados. Veja a lista completa do resultado do 2º Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos.

“São tempos duros para quem defende direitos humanos no Brasil e o prêmio é uma maneira de fortalecer o trabalho daqueles que defendem os direitos fundamentais”, acrescenta Félix. 

Sobre o prêmio

O Prêmio Marielle Franco homenageia a vereadora pela cidade do Rio de Janeiro brutalmente assassinada em 2018, aos 38 anos, a mando do crime organizado e das milícias cariocas. 

Sua atuação foi centrada na defesa dos direitos das mulheres e da população negra, vulnerável e periférica. De acordo com o Instituto Marielle Franco, ela trabalhou em organizações da sociedade civil, como a Brasil Foundation e o Centro de Ações Solidárias da Maré (Ceasm), e na coordenação da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). 
 

Edição: Flávia Quirino