SEMENTE DA NOVA VIDA

Entenda como o consumo de grãos germinados pode aumentar a absorção de nutrientes no organismo

Brotos e germinados tem sido cada vez mais usados na culinária dos brasileiros; Leguminosas são os alimentos mais comuns

Ouça o áudio:

Consumir germinados proporciona aproveitar muito mais os nutrientes da planta
Consumir germinados proporciona aproveitar muito mais os nutrientes da planta - Pixabay
O consumo de germinados ajuda a potencializar a atuação dos nutrientes em nosso organismo

Preparar a semente para uma nova vida. Essa é a essência da germinação. Muita gente desconhece, mas quando estamos consumindo um broto ou grão germinado, estamos aproveitando o melhor que ele tem para oferecer. 

Isto porque, os grãos vivos ajudam a eliminar antinutrientes que comprometem a absorção de vitaminas e minerais.

“Na semente da leguminosa tem alguns fitatos e taninos que atrapalham a absorção de minerais como o cálcio, o zinco, o magnésio. Então fazendo o processo da germinação, a gente elimina esses fatores e faz com que a biodisponibilidade, ou seja, os nutrientes do grão estejam mais disponíveis pro nosso organismo absorver”, esclarece a nutricionista Danielle Freitas, integrante do Núcleo de Extensão da USP sobre alimentação sustentável (Sustentarea).

Os germinados mais tradicionais são de leguminosas, como soja, lentilha, grão de bico, ervilha, feijão, e a alfafa. Mas também é possível germinar cereais, como o trigo e o gergelim, e as oleaginosas, do grupo das castanhas e do pistache. Com qualquer alimento, o processo é o mesmo, o que muda é o tempo de germinação. 

“É simples o processo. Você pega meia xícara de leguminosas, coloca água para cobrir, deixa por doze horas de molho. Depois você enxágua uma vez de manhã e uma vez à noite e dependendo da leguminosa leva alguns dias só. Aí você observa de acordo com o que você queira", explica Freitas.

Na culinária, é ideal consumir os brotos e grãos na forma crua e fresca. Se for adicionar algum ingrediente cozido, que se coloque no final, com cuidado para as altas temperaturas.

Vegetariana há mais de 10 anos, a chef e educadora Rosana Delgado inclui os brotos e germinados em todas as refeições.

"A alfafa, por exemplo, é bastante rica né? É antioxidante, e ela é muito boa para a ansiedade, depressão e calmante também. Um suco por exemplo que você pode fazer quando você acorda ou quando você vai dormir", pontua Delgado, que desenvolve receitas e passeios agroecológicos no Sítio Sabiúna.

A dica que a chef deixa é de uma saladinha bem fácil de preparar.

"Eu tenho aqui ó, cebola roxa e maçã picadinha, um pouco de nozes. Vou fazer aqui uma mistura. A gente põe um pouco do broto de alfafa, um pouco de broto de feijão. Coloca aqui um pouco da cebola, maçã, nozes, coloca um temperinho, um azeitezinho aqui, tempera a gosto e está pronto. Essa daqui pode ser só entrada, pode ser um lanche da tarde também", conclui. 

 

Edição: Letícia Viola