IMUNIZAÇÃO

Em surto de gripe, RJ fica sem vacinas e sem ajuda do governo federal

Secretário municipal de Saúde da capital informou que Instituto Butantan vai doar 400 mil doses de imunizantes

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Daniel Soranz
Secretário de Saúde afirmou nesta quarta-feira que Instituto Butantan ofereceu doação de 300 mil doses - Reprodução

Com a cidade oficialmente declarada em surto de gripe Influenza A (H3N2), o Rio de Janeiro está há quase uma semana sem vacinas para imunizar a população. Nesta quarta-feira (8), o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, afirmou que pediu ajuda ao Instituto Butantan, em São Paulo, para receber doses da vacina.

Continua após publicidade

Leia mais: Rio de Janeiro está entre os estados brasileiros com maior crescimento dos casos de SRAG

Em entrevista à TV Globo, Soranz afirmou que está "cobrando muito o Ministério da Saúde", mas até agora não houve o envio dos imunizantes para a capital e para alguns municípios do estado do Rio, que também estão sem vacina e começam a ser classificados em estado de surto de gripe.

O Butantan se propôs a doar 400 mil doses, segundo o secretário. Depois de dois dias de atraso para envio de remessas da vacina, o Ministério da Saúde prevê fazer a entrega de 100 mil doses, mas ainda não há nenhuma previsão da data para a chegada do imunizante à cidade.

Leia também: Vai ter festa de réveillon em Copacabana? Entenda o impasse entre prefeitura e governo

Na última sexta-feira (3), a Secretaria Municipal de Saúde anunciou nas redes sociais que as doses contra a gripe haviam se esgotado e que a campanha nos postos cariocas para a população não continuaria a partir do dia seguinte. Desde então, o Rio de Janeiro está com a vacinação interrompida, apesar do aumento de casos nas últimas duas semanas.

Em apenas uma semana, a capital registrou mais de 6,5 mil casos da gripe H3N2. Na última semana de novembro, o Rio chegou a ter 23 crianças internadas na rede pública de saúde com a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda