Distrito Federal

Homenagem

UnB aprova título de Doutor Honoris Causa para o líder indígena Aílton Krenak

Reconhecimento foi aprovado por aclamação pelo Conselho Universitário da instituição

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Líder indígena e ambientalista Aílton Krenak receberá o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Brasília (UnB) - Manuel de Almeida/Agência Lusa

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade de Brasília (UnB) aprovou, por aclamação, a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao escritos, ambientalista e líder indígena Ailton Krenak.

O reconhecimento é concedido a personalidades que tenham se destacado pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. O título foi aprovado na última reunião do Consuni, ocorrida de forma online na sexta-feira (3). 
 
“O Krenak é um filósofo imprescindível para este momento. Ele acrescenta novas ontologias que transcendem a divisão entre a natureza e o ser humano. Quando destruímos a natureza, destruímos o ser humano. E acrescenta novas epistemologias. A Universidade de Brasília se caracteriza pela abrangência epistemológica, em diversas áreas. Eu destaco as línguas e povos indígenas, o nosso Laboratório de Línguas e Literaturas Indígenas”, afirmou o vice-reitor Enrique Huelva.

A proposta de concessão da homenagem foi sugerida pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (PPGDH), do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam).

Os professores José Geraldo de Sousa Júnior, da Faculdade de Direito (FD), ex-reitos da UnB, e Vanessa Maria de Castro, da Faculdade UnB Gama, entregaram ao Consuni todo o processo de concessão do título, que recebeu o endosso dos intelectuais Boaventura de Sousa Santos e Marilena Chauí, ambos também agraciados com o título de Doutor Honoris Causa pela UnB.

Aílton Krenak é um dos mais proeminentes intelectuais brasileiros da atualidade e uma liderança histórica do movimento nacional indígena. Ele é integrante do povo indígena Krenak (ou Borun), e vive no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. Nascido em 1953, em Itabirinha (MG), Krenak ganhou notoriedade nacional na década de 1980, no processo de luta pela redemocratização do país, que culminou com a aprovação de uma nova Constituição Federal, em 1988, que assegurou os direitos originários dos povos indígenas brasileiros.

Krenak também faz parte da Aliança dos Povos da Floresta, rede idealizada por Chico Mendes, figura histórica do movimento ambientalista brasileiro e internacional, assassinado em 1988.

“Com essa decisão, a Universidade de Brasília honrará a memória de seu fundador Darcy Ribeiro, antropólogo e aliado dos povos indígenas, e fortalecerá a orientação humanista e o espírito democrático desta instituição”, diz o parecer elaborado pela professora Mônica Nogueira, da Faculdade UnB Planaltina. A universidade ainda não informou a data em que o título será formalmente entregue a Krenak.  

No final de 2020, Aílton Krenak foi entrevistado no programa Brasil de Fato Entrevista, transmitido pelas redes sociais do jornal, para analisar sobre o rompimento da barragem de rejeitos da Samarco/Vale/BHP, que completou seis anos no mês passado.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp :: 

Edição: Flávia Quirino