Ouça e assista

"Não podemos deixar que o Brasil vire turismo para os não vacinados", afirma epidemiologista

Carla Domingues, ex-PNI, fala sobre o avanço da Ômicron e acredita que não é o momento do Brasil flexibilizar

Ouça o áudio:

vacina gripe
De segunda a sexta, sempre às 19h45 - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Temos uma falsa sensação de que a COVID-19 foi embora

A nova variante do coronavírus, a Ômicron, é mais letal? É hora de flexibilizar as medidas sanitárias no Brasil? Quais vacinas atuais podem conter o avanço da nova cepa? Essas e outras questões são respondidas na edição de hoje (9) do Programa Central do Brasil. A epidemiologista Carla Domingues, ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, participa do Entrevista Central e defende a importância de exigir o passaporte vacinal no país.

Continua após publicidade

"Só assim evitaremos o surgimento de novas cepas. Não podemos banalizar essa doença como o governo tem feito. Deixar que tenha uma livre circulação dentro do país facilita a mutação do vírus", explica a especialista.

::Estudos indicam que três doses da Pfizer neutralizam ômicron::

Apesar da orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de exigir o passaporte vacinal para a entrada de turistas e viajantes no Brasil, o governo federal optou por exigir apenas uma quarentena de cinco dias para viajantes não vacinados. 

Mesmo que o cerca de 75% da população brasileira já tenha recebido a primeira dose de alguma das vacinas, e aproximadamente 65% das pessoas estejam totalmente imunizadas, segundo dados do Consórcio de Veículos de Imprensa a partir de dados das Secretarias Estaduais de Saúde, Domingues afirma que "o avanço da vacinação não substitui medidas sanitárias como manter o distanciamento social e utilizar álcool gel".

A epidemiologista também defende a obrigatoriedade do uso de máscaras, mesmo em locais abertos.

::Enquanto mundo tenta conter a ômicron, Bolsonaro anuncia MP contra passaporte da vacina::

"Enquanto não tivermos toda a população brasileira vacinada com as duas doses, e agora, inclusive de uma dose de reforço, ainda não é hora de pensar em flexibilização. Não podemos facilitar uma nova onda no nosso país", pontua.

E tem mais!

O quadro Trilhos do Brasil traz depoimentos de pessoas de vários estado brasileiros que se recuperaram da COVID-19, mas ficaram com sequelas, como problemas motores e respiratórios. O Embarque Imediato recebe Mônica Cunha, do Movimento Moleque, rede que atua no Rio de Janeiro contra a violência do Estado. Ela comenta sobre o julgamento no Superior Tribunal de Justiça que define a indenização a familiares de Amarildo, sequestrado, torturado e assassinado por Policiais Militares da UPP da Rocinha em julho de 2013. Fechando o programa, a Parada Cultural indica o projeto “Cria Periferia, das ruas para a web” que oferece aulas gratuitas de produção audiovisual.

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diametro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

 

 

Edição: Raquel Setz