Ano Novo

Ano novo: Secretaria Estadual de Saúde libera queima de fogos no RJ

Resolução ratifica, no entanto, que sejam garantidas pelas prefeituras estratégias para evitar aglomerações

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Réveillon Copacabana
A resolução desaconselha atividades em que não seja possível evitar a aglomeração de pessoas, no local ou durante seu deslocamento até ele - Fernando Maia/Riotur

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) publicou uma resolução nesta quinta-feira (10) que libera a realização de queimas de fogos em locais públicos em comemoração à passagem de ano em todo o estado do Rio. O documento, no entanto, ratifica que sejam garantidas pelas prefeituras estratégias para evitar aglomerações. 

Leia também: Prefeitura do Rio decide realizar queima de fogos em Copacabana; saiba como será a festa

A resolução desaconselha atividades em que não seja possível evitar a aglomeração de pessoas, no local ou durante seu deslocamento até ele - exemplificando essas atividades como shows ou apresentações artísticas em praças, logradouros públicos e praias, mesmo em ambiente aberto. 

O documento ainda destaca que as autoridades sanitárias municipais devem regular também as festividades em locais fechados ou privados.

A recomendação marca, enfim, a posição oficial da secretaria em relação às comemorações de ano novo, após as decisões da última semana e os desencontros entre a Prefeitura do Rio, o governo estadual e os comitês científicos. 

O texto foi assinado pelo titular da pasta, Alexandre Chieppe, horas depois de o prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciar queimas de fogos em Copacabana e em outros nove pontos da capital.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse