COVID-19

Ataque hacker ameaça comprovante de vacinação, e especialistas questionam Ministério da Saúde

Site e aplicativo do Ministério da Saúde estão fora do ar em meio a debate sobre passaporte vacinal

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Recado do suposto grupo hacker apareceu em canais oficiais do Ministério da Saúde - Reprodução

O site do Ministério da Saúde e a página e o aplicativo do ConecteSUS, que fornece o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, foram invadidos por hackers, na madrugada desta sexta-feira (10).

Também foi afetado o e-SUS Notifica, que recebe notificações dos estados e municípios sobre a síndrome gripal suspeita e confirmada de covid-19. Esse sistema ainda está fora do ar. Outro sistema afetado foi o Programa Nacional de Imunização (SI-PNI).

::: STF dá 48 horas para o governo Bolsonaro se manifestar sobre passaporte da vacina :::

A autoria do ataque cibernético foi assumida por "Lapsus$ Group". O grupo disse que os dados dos sistemas foram copiados e excluídos. “Nos contatem caso queiram o retorno dos dados”, dizia a mensagem dos autores do ataque nas páginas do ministério.

A pasta publicou nota na manhã desta sexta-feira: “O Ministério da Saúde informa que, na madrugada desta sexta-feira (10), sofreu um incidente que comprometeu temporariamente alguns sistemas da pasta, como o e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento”.

A Saúde acrescentou que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal foram acionados pela pasta para apoiarem nas investigações sobre o caso. “O Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o restabelecimento das plataformas”.

Repercussão

Em reação, especialistas e deputados federais se manifestaram sobre o tema nas redes sociais. O biólogo Átila Iamarino citou a coincidência do ataque com as discussões acerca da implementação do passaporte vacinal no país. Aristóteles Cardona Júnior, da Rede de Médicos Populares, levantou questionamentos direcionados ao Ministério da Saúde.

::: Como emitir o certificado nacional de vacinação pela internet? :::

O deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ) também apontou os ataques feitos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo ministro Marcelo Queiroga (Saúde) ao passaporte vacinal. O deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) disse que há "incompetência" do governo federal.

O ex-ministro da Saúde e deputado Alexandre Padilha (PT-SP) escreveu: "A quem interessa esse tipo ataque?". O mesmo questionamento foi feito pela deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP). Leia algumas das publicações feitas por autoridades e cientistas sobre o tema no Twitter:

Edição: Vivian Virissimo