Solidariedade

Enchentes na Bahia: movimentos populares e figuras públicas se mobilizam por famílias atingidas

MST construiu duas cozinhas solidárias e disponilizou caminhões; Felipe Neto anunciou doação e pediu ajuda nas redes

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

MST disponibilizou caminhões para a retirada de famílias, móveis e outros pertences - MST/Divulgação

A situação de emergência de alguns municípios do sul da Bahia, devido às fortes chuvas que atingiram a região desde terça-feira (7), está levou movimentos populares e algumas figuras públicas a se mobilizarem para ajudar as famílias afetadas. Entre eles, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). 

Segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec), até quarta-feira (8), pelo menos 30 municípios, como Canavieiras, Itamaraju, Prado, Teixeira de Freitas, Medeiros Neto e Jucuruçu, estavam em situação de emergência.  

:: "Brasil precisa tratar a água como uma prioridade de segurança nacional", dizem cientistas ::

O cenário mais grave é em Jucuruçu, onde os rios Gado Bravo e Jucuruçu transbordaram, deixando as casas submersas e as famílias desabrigadas. De acordo com a Prefeitura, alguns bairros estão isolados. 

Em Porto Seguro, no distrito de Arraial D'Ajuda, cuja prefeitura decretou estado de calamidade, o teto de uma sorveteria desabou. Em Itamaraju, também em estado de calamidade, três pessoas da mesma família morreram soterradas, após um barranco deslizar e atingir seis casas.  


O prefeito de Coronel João Sá, Carlinos Sobral, também decretou estado emergência / Junior Nascimento/AFP

Segundo Eliane Oliveira, da direção estadual do MST, os esforços do movimento estão concentrados no município de Itamaraju, disponibilizando carros e caminhões para a retirada das famílias, móveis e outros pertences. 

O MST também está com duas cozinhas solidárias na região, uma no Complexo Integrado de Educação de Itamaraju e outra na Secretaria Regional do movimento, que ambém organizou um ponto de coleta de alimentos, água, remédios, roupas e colchões no Detran do município. 

Faltam direitos e dispara a violência contra povos tradicionais, aponta novo relatório da CPT

Até o momento, o MST não conseguiu chegar em outras localidades, uma vez que estradas e pontos de acesso estão intrafegáveis. É o caso de Jucuruçu, Prado e Medeiros Neto.

“Nós do MST estamos coletando e pedindo as doações a princípio aqui [Jucuruçu] para depois levarmos até essas cidades, tendo em vista que pontes e estradas de acesso também foram destruídas”, afirma Oliveira. 


Militância do MST também está presente nos municípios auxiliando as famílias afetadas pelas enchentes / MST/Divulgação

“Nos assentamentos e acampamentos da região, os danos aconteceram nas estradas. Então os assentamentos têm sido atingidos mais por esse fato. Temos assentamentos em que  os companheiros estão ilhados sem conseguir sair. Mas as famílias estão bem.” 

Pelo Twitter, o governador do estado, Rui Costa (PT), afirmou, nesta sexta-feira (10), que está “trabalhando, em conjunto com as prefeituras do extremo sul da Bahia, para dar todo o suporte para as pessoas atingidas e as demandas geradas a partir das fortes chuvas que caem sobre a região”. 

SP: Iniciativa Negra lança estudo comparativo de gastos públicos em programas na Cracolândia

“As chuvas atingem quase todo o estado da Bahia, mas a situação mais crítica é no extremo Sul. Já conseguimos fazer resgates de muitas pessoas doentes e mulheres grávidas. Onde o abastecimento de água foi interrompido e é possível ter acesso, a Embasa está enviando caminhões pipa.” A previsão de chuva segue até domingo (12). 

Figuras como o youtuber Felipe Neto também publicaram em suas redes sociais pedidos de ajuda para as famílias afetadas. Em seu perfil no Twitter, Neto informou que fez uma doação de R$ 100 mil. "O sul da Bahia está em situação catastrófica nesse momento. Precisamos ajudar! Quem puder ajudar, ajude Nova Alegria! Estou enviando 100 mil reais para ajudar as famílias desabrigadas. Ajude com o que puder!", escreveu.  

Edição: Leandro Melito