Rio Grande do Sul

ENSINO SUPERIOR

MEC arquiva processo de destituição do reitor da UFRGS pedido pelo Conselho Universitário

Consun solicitou destituição da chapa após uma série de ações da gestão que foram contra o estatuto da Universidade

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Pedido de destituição do reitor Carlos André Bulhões Mendes e da vice-reitora, Patricia Pranke, nomeados por Bolsonaro, foi negado - Guilherme Santos | Sul21

O Ministério da Educação (MEC) julgou improcedente e arquivou o processo encaminhado pelo Conselho Universitário da UFRGS (Consun) que pedia a destituição do reitor Carlos André Bulhões Mendes e da vice-reitora, Patricia Pranke, nomeados por Bolsonaro. A decisão foi comunicada oficialmente à Universidade e ao Consun na manhã desta quinta-feira (9), afirma a reitoria em nota.

A destituição da chapa foi definida pelo Consun em agosto de 2021, após uma série de ações da gestão que foram contra o estatuto da Universidade, entre elas uma reforma administrativa, feita sem o aval do Conselho.

Conforme a nota da reitoria, “a manifestação do MEC reforça o fato de não ter ocorrido qualquer tipo de irregularidade nos atos do reitor ao promover a modernização administrativa da UFRGS — que reduziu despesas, otimizou ações e permitiu ampliar e fortalecer os serviços mais importantes no âmbito da Reitoria”.

A reitoria afirma que e decisão “também vai ao encontro do parecer público assinado por quatro procuradores federais, em outubro, indicando equívocos do ponto de vista legal nas deliberações do Consun e opinando que elas deveriam ser tornadas sem efeito”.

O reitor afirma que sempre acompanhou o fato com muita tranquilidade e com a convicção de ter tomado decisões corretas tanto do ponto de vista legal, quanto operacional. Ele considera essa decisão importante para esclarecer os fatos e trazer mais tranquilidade ao trabalho da gestão.

“A Reitoria seguirá empenhada em aproximar a UFRGS da sociedade, com uma agenda focada na qualificação das ações prestadas pela universidade, no fortalecimento do ensino superior e na atuação em benefício das comunidades, seja no enfrentamento da covid-19, em projetos sociais ou nas diversas áreas onde a instituição é reconhecida pela sua excelência”, diz a nota.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira