Ouça e Assista

Tempero da Notícia: líder nas pesquisas para 2022, ex-presidente Lula visita a Argentina

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Ouça o áudio:

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos

No Tempero da Notícia desta semana, programa produzido pelo Brasil de Fato, o jornalista Rodrigo Vianna destaca a crise econômica do país. Com a sétima alta seguida da taxa selic, e juros em 9,25%, o país terá um 2022 ainda mais difícil.

E apesar dos juros nas alturas, a inflação se mantém em alta. Os números registrados nesta semana são os maiores para o mês de novembro desde 2015 e chegaram a 10,74%. Combinado a tudo isso, um elevado número de desemprego no país.

Mesmo assim, a reprovação ao governo de Jair Bolsonaro deixou de subir. Pesquisa Quaest desta semana mostra que o presidente é aprovado por 21% da população, ante os 19% da última pesquisa. O índice dos que reprovam também diminui, agora são 50%, contra 56% da pesquisa anterior. 

Já no cenário eleitoral, o ex-presidente Lula segue liderando com larga margem. O mesmo instituto revelou que Lula tem entre 46% e 48% das intenções de voto, em pesquisa realizada presencialmente.

Já Bolsonaro tem entre 23% e 27%. O ex-juiz Sergio Moro, que se tornou aposta de parte da mídia, não decolou e fica entre 10% e 11%.

::Lula é líder, Moro estaciona e Bolsonaro para de cair: leia as pesquisas eleitorais da semana:

Principal candidato nas eleições de 2022, Lula esteve na Argentina esta semana, para participar do Dia da Democracia, Ele esteve ao lado do presidente Alberto Fernandéz, sua vice Cristina Kirchner e do ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, para um ato em frente à Casa Rosada, em Buenos Aires.

E quem vai para a Panela de Pressão nesta semana é o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. O democrata criou grandes expectativas para uma gestão que recuperaria o país, mas tem visto os índices econômicos e sociais em queda.

Para abafar a crise interna, decidiu criar frentes de batalha internacionais, entrando em conflito com a Rússia de Vladmir Putin e com a China. 

No quadro sobremesa, mais uma dica cultural: a série Glória, disponível na Netflix, conta a história, baseada em fatos reais, do período da Guerra Fria em Portugal. Na trama, os Estados Unidos tentam instalar uma base para monitorar a União Soviética e progressistas portugueses tentam impedir o ímpeto estadunidense. 

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h30, no Youtube do Brasil de Fato e na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: José Eduardo Bernardes