ÁFRICA DO SUL

Presidente da África do Sul testa positivo para covid-19

As funções do Executivo ficarão nas mãos do vice-presidente, David Mabuza

|
Ramaphosa reforçou a importância da vacinação, enquanto o país enfrenta a variante Ômicron, a cepa mais contagiosa do novo coronavírus. - Sia KAMBOU / AFP

O Gabinete de Comunicação Presidencial da África do Sul confirmou neste domingo (12) que o chefe de Estado, Cyril Ramaphosa, testou positivo para o vírus da covid-19.

"O presidente está de bom humor, mas está sendo supervisionado pelo Serviço de Saúde Militar da África do Sul das Forças de Defesa Nacional da África do Sul", especifica o comunicado da Presidência.

De acordo com informações oficiais, o chefe de Estado começou a se sentir mal depois de participar de um evento em homenagem ao ex-vice-presidente Frederik Willem de Klerk. "Ele [Ramaphosa] está recebendo tratamento para sintomas leves de covid-19", afirmaram.

Tweet: Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, testa positivo para covid-19 depois de se sentir mal, delega todas as responsabilidades a seu vice para a próxima semana

"O presidente Ramaphosa diz que sua própria infecção serve como um aviso para que todas as pessoas no país se vacinem e continuem alertas contra a exposição", detalha o Gabinete Presidencial sul-africano.

Enquanto o presidente recebe os tratamentos correspondentes para vencer o coronavírus, as funções do Executivo recaem, a partir da próxima semana, sobre o vice-presidente da nação, David Mabuza.

A nação africana foi gravemente afetada pela pandemia e agora enfrenta a variante Ômicron. Recentemente a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou sobre a rápida disseminação do vírus e instou o mundo a acelerar o processo de vacinação.