Pandemia

80% da população do DF com 12 anos ou mais completou a vacinação

Ao todo, mais de 2 milhões de pessoas estão totalmente imunizadas

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Distrito Federal atinge marca de 80% da população com 12 anos ou mais completamente vacinada contra a covid-19 - Moyra Ferreira

O Distrito Federal atingiu essa semana a marca de 2.079.135 de pessoas completamente vacinadas contra a covid-19. Esse número corresponde a 80,69% da população com 12 anos ou mais que vive na capital do país. Ao todo, 2.020.619 de pessoas receberam as duas doses e outras 58.516 receberam a dose única da vacina da Janssen.

Entre os principais desafios da campanha de vacinação no DF estão as cerca de 200 mil pessoas que já estão no prazo ou que ainda não voltaram para receber a segunda dose. O prazo é de 28 dias para a CoronaVac e de 56 dias para AstraZeneca e Pfizer-BioNTech.

::Anvisa aprova vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos

“É relevante, mas queremos mais. Queremos avançar para que a gente chegue sempre o máximo possível perto de 100%”, afirmou o secretário de Saúde, Manoel Pafiadache, ao comentar os dados. Um dos desafios, no entanto, é fazer com que cerca 220 mil moradores da capital do país, que já tomaram a primeira dose, voltem para receber a segunda dose e completar o primeiro ciclo vacinal. O prazo é de 28 dias para a CoronaVac e de 56 dias para AstraZeneca e Pfizer-BioNTech.

Há também quem ainda não tenha ido receber a primeira dose: a Secretaria de Saúde estima que mais de 20% da população do DF entre 30 e 39 anos de idade ainda não começou o ciclo vacinal. Quando se considera o número de pessoas que receberam a primeira dose da vacina, o índice de cobertura chega 91,40% da população local com 12 anos ou mais. 

Confira aqui os locais de vacinação contra a covid-19 no Distrito Federal e não deixe de tomar a vacina.

Moradores do DF que não tomaram a vacina poderão ir aos postos e escolher a qual imunizante tomar. A medida foi uma decisão tomada pela Secretaria de Saúde, no início de dezembro, com aval do Ministério da Saúde. Há, no DF, um estoque de cerca de um milhão de vacinas. 

Já em relação à dose de reforço, para quem já completou o ciclo vacinal há cinco meses, o número de pessoas contempladas chegou a quase 270 mil, o que corresponde a pouco mais de 10% da população com 12 anos ou mais.

Desde o início da pandemia, foram notificados um total de 518.502 casos de covid-19 no DF, resultando em 11.074 óbitos, segundo o balanço mais recente divulgado pela Secretaria de Saúde. Atualmente, a quase totalidade de óbitos e casos graves de covid-19 registrado em Brasília são de pessoas que não tomaram a vacina. 

 

 

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino