Rio Grande do Sul

Combate ao racismo

Conselho Universitário da UFRGS cria comissão de combate ao racismo

Comissão tem como objetivo analisar os casos de racismo que acontecem dentro da Universidade Federal do RS

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Para conselheira, a comissão de combate ao racismo é um passo importante na luta antirracista - Luiza Castro/ Sul21

Na manhã desta sexta-feira (17) o Conselho Universitário da UFRGS (Consun), em votação unânime, aprovou os nomes que vão integrar a comissão de combate ao racismo. A comissão tem como objetivo criar mecanismos de recebimento de denúncias de casos de racismos que ocorram dentro da universidade. Assim como se empenhar em medidas de combate ao preconceito, através de campanhas de conscientização e debates.

"Essa comissão de combate ao racismo é um passo importante na luta antirracista. Recentemente, presenciamos um caso de preconceito na universidade em que um estudante de doutorado foi racista com outro estudante. Infelizmente, este não é um fato isolado. Não podemos mais aceitar, pois racismo é crime e a UFRGS não pode continuar naturalizando o preconceito", ressalta a conselheira Tamyres Filgueira, que propôs a criação da comissão.

Tamyres é coordenadora-geral do Sindicato dos Técnico-Administrativos em Educação da UFRGS, UFCSPA e IFRS (Assufrgs) e coordenadora-adjunta do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos da UFRGS (NEAB UFRGS).

Além de Tamyres outras cinco pessoas farão parte da comissão: Maria Luiza Saraiva Pereira (docente), Ana Paula Motta Costa (docente), Rafael Berbigier de Bortoli (técnico), Patrick Veiga da Silva (estudante) e Ítalo Pereira (estudante).


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko