Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

Pandemia

DF não tem previsão de vacinar crianças contra a covid-19; público soma 268 mil

Secretaria de Saúde vai aguardar diretrizes do governo federal para a imunização de crianças de 5 a 11 anos

17.dez.2021 às 09h22
Brasília (DF)
Pedro Rafael Vilela
Campanha de vacinação contra covid-19 em Brasília.

Campanha de vacinação contra covid-19 em Brasília. - Breno Esaki/ Fotos Públicas

Depois da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso da vacina produzida pelo consórcio Pfizer-BioNTech contra a covid-19, em crianças com idade de 5 a 11 anos, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal ainda não sabe quando poderá oferecer a imunização para este grupo.

Durante coletiva de imprensa, na tarde desta quinta-feira (16), o titular da pasta, Manoel Pafiadache, afirmou que vai aguardar as orientações por parte do Ministério da Saúde. 

"É prematuro a Secretaria de Saúde do GDF falar em qualquer tipo de atitude ou ideia. Lembrando que nós somos extremamente alinhados com o PNI [Plano Nacional de Imunização]. Então, portanto, estamos aguardando um relatório técnico, uma portaria do Ministério da Saúde, para identificar o que fazer, quando fazer e, principalmente, as doses que virão para o nosso Distrito Federal", disse o secretário. 

Segundo ele, o público estimado de crianças entre 5 e 11 anos no DF é de 268 mil. 

Só em 2022

A jornalistas, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que não há doses da vacina contra a covid-19 para vacinar crianças ainda este ano. O ministro também não se comprometeu com a imunização desse público e disse que o próprio ministério ainda fará sua análise sobre a decisão da Anvisa. 

"É preciso ser feita uma análise. A avaliação da Anvisa é uma avaliação, a avaliação feita pela câmara técnica do ministério é outra avaliação. O ministério vai discutir amplamente esse assunto com a sociedade", desconversou. 

Negacionista em relação à vacina contra a covid-19, o presidente Jair Bolsonaro afirmou, durante sua live semanal nas redes sociais, na noite desta quinta, que pretende expor os técnicos da Anvisa que deram aval à imunização de crianças. 

"Eu pedi, extraoficialmente, o nome das pessoas que aprovaram a vacina para crianças a partir de cinco anos, queremos divulgar o nome dessas pessoas para que todo mundo tome conhecimento quem são essas pessoas e obviamente forme seu juízo", ameaçou.

Durante coletiva de imprensa, o diretor presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, denunciou que todos diretores da agência receberam ameaças, incluindo de morte, por parte de pessoas contrárias à vacinação em crianças.

Segundo ele, “o acirramento da violência anti-vacina está em viés crescente”.

Recomendações

De acordo coma Anvisa, a administração da vacina em crianças será de duas doses de 10 microgramas com três semanas (21 dias) de intervalo. O volume corresponde a 0,2 mililitros (ml) em uma seringa de 1 ml. Para se ter uma ideia, a dose aplicada em um adulto é de 30 microgramas, um valor três vezes maior. 

Outra recomendação da Anvisa é de que a vacinação das crianças seja feita em “ambiente específico e segregado da vacinação de adultos”. É também indicado que as crianças permaneçam no local em que a vacinação ocorrer por pelo menos 20 minutos após a aplicação, de forma a serem observadas por esse período.

Os frascos contendo a vacina contra as crianças também deverá ser distinto do usado em adultos, incluindo em relação à cor da embalagem, que deverá ser laranja, no caso do público infantil. A vacina da Pfizer-BioNtech usada em adultos possui rótulos na cor roxa. 

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Editado por: Flavia Quirino
Tags: anvisabolsonarosaúdevacinação
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

INTERNACIONALISMO

Ativistas palestinas participam de encontro no Recife, nesta quinta-feira (3)

JUSTIÇA TRIBUTÁRIA

Campanha do PT por taxação dos mais ricos mira Congresso, que ‘fala em corte, mas aumenta seus gastos’, diz cientista político

MOVIMENTO CAMPONÊS

Combate à fome no Haiti: centro agroecológico forma agricultores para produzir comida de verdade

AGROECOLOGIA

Teste confirma que cuscuz produzido pelo MST em Pernambuco não tem agrotóxicos ou transgênicos

Desrespeito

Bancada do agro usa sessão na Câmara para atacar Marina Silva e políticas ambientais

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.