Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

AGROTÓXICOS

No “apagar das luzes”, Câmara tenta votar Pacote do Veneno que flexibiliza uso de agrotóxicos

Movimentos populares e ONGs se mobilizaram contra tentativa de votar texto no último dia do ano legislativo

17.dez.2021 às 09h39
Brasília (DF)
Paulo Motoryn

Para deputados da oposição, Projeto de Lei libera agrotóxicos de forma indiscriminada - Antonio Cruz/Agência Brasil

Em uma manobra do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o chamado “Pacote do Veneno” (Projeto de Lei 6299/02) quase foi à votação no plenário da Câmara dos Deputados na noite desta quinta-feira (16), último dia do ano legislativo no país.

O PL pretende flexibilizar ainda mais o uso de agrotóxicos no país. A tentativa de avanço desta pauta se soma ao cenário preocupante em que mais de 2 mil agrotóxicos já foram liberados nos últimos quatro anos, um recorde negativo para a saúde humana e o meio ambiente.

::Brasil avança na liberação de agrotóxicos que matam 193 mil pessoas por ano no mundo::

A tentativa coincide com outros projetos nocivos à preservação do meio ambiente que tramitaram no Congresso nas últimas semanas: a mudança do licenciamento ambiental no Senado, a regulamentação da caça esportiva e as tentativas de mudança no Código de Mineração.

O Pacote do Veneno, no entanto, foi retirado da pauta pela Mesa Diretora da Câmara após intensa pressão de movimentos populares, organizações do terceiro setor, artistas e personalidades nas redes sociais. O tema deve voltar ao debate no ano que vem.

"A quem interessa votar um projeto grave como esse que libera mais veneno? Quem se beneficia com isso? O PL 6299 não é aceito pela sociedade e os deputados deveriam estar preocupados em salvar vidas em meio à pandemia", escreveu o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Twitter.

::"Coquetel de veneno": organizações denunciam risco crescente do uso de agrotóxicos::

O Greenpeace Brasil também se manifestou: "Além de colocar mais agrotóxico em nosso prato, o Pacote do Veneno estimula uma agricultura devastadora e traz destruição ambiental, injustiça social e fome, como se não bastasse a crise que a pandemia trouxe para os lares do Brasil".

Outras organizações também participaram da mobilização nas redes, como o Instituto Socioambiental, a WWF Brasil, o Observatório do Clima, a Comissão Pró-Índio e a Campanha Chega de Agrotóxicos.

Em contraposição ao PL 6299, no ano que vem, parlamentares e entidades ambientalistas devem propor a aprovação do PL 6.670/2016, que cria a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNARA). As chances de aprovação, contudo, são baixas.

O que propõe o Pacote do Veneno?

Confira as principais mudanças, caso o PL 6299, o Pacote do Veneno, seja aprovado:

– “Agrotóxico” passará a se chamar “pesticida”, na tentativa de mascarar e encobrir a nocividade amplamente conhecida destas substâncias;

– A avaliação de novos agrotóxicos deixará de considerar os impactos à saúde e ao meio ambiente, e ficará sujeita apenas ao Ministério da Agricultura e aos interesses econômicos do agronegócio;

– Será admitida a possibilidade de registro de substâncias comprovadamente cancerígenas! E serão estabelecidos níveis aceitáveis para isto, embora não existam níveis seguros para substâncias que se demonstrem cancerígenas;

– A regulação específica sobre propaganda de agrotóxicos irá acabar;

– Será permitida a venda de alguns agrotóxicos sem receituário agronômico e de forma preventiva, favorecendo ainda mais o uso indiscriminado;

– Estados e municípios enfrentarão dificuldades para ter medidas mais restritivas, embora estas esferas tenham o dever proteger seu patrimônio natural.

Editado por: Anelize Moreira
Tags: agrotóxicoscâmaracâmara dos deputadospacote do veneno
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

violência

Operação no Complexo de Israel deixa dois baleados em vias expressas do Rio

causa própria

Rede social X pede liberação de perfil de Carla Zambelli, que deve perder mandato

Trama golpista

STF ouve ex-comandante da Marinha sobre tentativa de golpe no 2º dia de interrogatórios

MOBILIDADE URBANA

Rio tem proposta de expansão do Metrô e previsão de 31 novas estações

barco sequestrado

Israel começa a deportar ativistas da Flotilha da Liberdade detidos em águas internacionais; Greta Thunberg deixou o país

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.