Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

Curta-metragem

Filme explica por que preços dos combustíveis e do gás sobem tanto; assista

Vídeo mostra drama de trabalhadores e a responsabilidade do governo na alta da gasolina, do diesel e do gás de cozinha

29.dez.2021 às 10h13
Redação
|Rede Brasil Atual

Só este ano a gasolina teve seu preço elevado em 31,2%, enquanto o diesel subiu 28%. - Marcelo Camargo/Agência Brasil

O documentário A Mentira Como Combustível é uma exposição didática sobre o impacto da alta dos combustíveis na vida dos brasileiros. O filme esmiúça a política de preços da Petrobras e desconstrói as mentiras do governo de Jair Bolsonaro para justificar a facada nos consumidores. Desse modo, retrata, o drama dos trabalhadores que dependem da gasolina e do gás de cozinha para viver imposto pela política de desmonte da mais importante empresa pública brasileira. O curta-metragem pode ser visto abaixo, pelo canal da TVT no YouTube. 

A produção é uma iniciativa da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e da Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobrás (Anapetro). E desenha a relação entre o empobrecimento do trabalhador e a explosão dos preços. Ao abastecer o carro com 35 litros de gasolina, o motorista brasileiro compromete 25% do salário-mínimo. Já em países como Estados Unidos, Itália e Argentina esse percentual fica entre 3% e 6,2%.

:: O de cima subiu: 1% mais rico surfa na crise da covid e já acumula metade da riqueza do Brasil ::

O coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, afirma que o documentário cumpre o papel de explicar como o governo Bolsonaro é a maior responsável pelos preços elevados. De acordo com Bacelar, o presidente da República mente dizendo que a culpa é dos governadores por conta do ICMS. Mas também ao afirmar que a Petrobras “é um problema para o Brasil”.

“A política de paridade faz com que os valores da gasolina, diesel e gás de cozinha estejam variando quinzenalmente aqui no Brasil. Enquanto importadoras instaladas no país trazem derivados de petróleo de fora, porque as refinarias da Petrobras estão sendo subutilizadas”, explica o sindicalista à jornalista Adriana Maria, da TVT – em reportagem que você pode assistir aqui.

Desafios para o futuro

O documentário traz o cotidiano dos caminheiros. E, ainda, como o preço da gasolina prejudica quem trabalha como motorista de aplicativos e não consegue mais bancar as despesas com o automóvel. “Eu conseguia pagar o aluguel do carro, conseguia manter o carro com combustível e com todas as manutenções e tirava uma grana razoavelmente boa. Hoje, não”, lamenta o motorista Francisca Pereira, que há três anos fazia as suas corridas com um veículo alugado.

:: Gasolina, energia elétrica e gás confirmam a maior alta da "prévia" da inflação em seis anos ::

Desde 2020, a FUP tem realizado ações de distribuição de gás a preço justo em comunidades e periferias do país. Deyvid Bacelar relata que, durante esses momentos, os petroleiros explicam às pessoas por que o gás de cozinha poderia ser vendido a R$ 50. “Não tem justificativa termos uma empresa que tem mais de dois terços de todos os seus custos em real, mas haver a dolarização dos combustíveis no Brasil”, diz.

O coordenador da FUP afirma que para os próximos anos são muitos desafios, entre eles a retomada da Petrobras. “Será necessário termos um processo de reestatização daquilo que foi privatizado nos governos Temer e Bolsonaro de forma ilegal, para que o Estado brasileiro possa ter esses instrumentos na mão direcionados ao desenvolvimento econômico e social do nosso país. Além disso, essa política de preços precisa ser alterada”, finalizou.

Assista:

Conteúdo originalmente publicado em Rede Brasil Atual
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

DENÚNCIA

Microsoft, Amazon e Google estão entre 48 empresas ligadas ao massacre de Gaza, diz ONU

FÉRIAS ESCOLARES

Festival de Teatro para Crianças movimenta os palcos do Recife a partir deste sábado (5); confira a programação

VISÕES POPULARES

‘Regime sionista não completará 100 anos’, avalia Breno Altman

Disputa interna

Retorno às bases para 2026 e era ‘pós-Lula’: o que está em jogo nas eleições do PT

Agenda cultural

Fim de semana em Brasília será repleto de cultura popular, forró e arte

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.