Rio Grande do Sul

MOVIMENTO SOCIAL

Fórum Social Mundial Justiça e Democracia prorroga inscrições de atividades autogestionadas

Entidades têm até domingo (9) para propor atividades no evento que ocorre entre 26 e 30 de janeiro em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Porto Alegre sedia Fórum Social Mundial Justiça e Democracia em janeiro de 2022 - Divulgação

Após solicitação de diversas entidades, foi prorrogado o prazo de inscrições para a realização de atividades autogestionadas no Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD), que ocorre entre 26 e 30 de janeiro, em Porto Alegre. Com isso, entidades interessadas em participar têm até o próximo domingo, dia 9, para se inscrever, preenchendo o formulário no site www.fsmjd.org, sob o custo de R$100,00.

Mais de 70 entidades já inscreveram atividades autogestionadas. Nesta modalidade, as organizações e redes de organizações sociais participantes são responsáveis pela realização de suas atividades.

O FSM Justiça e Democracia acontece presencialmente na capital gaúcha e se insere entre as atividades preparatórias para o Fórum Social Mundial 2022, que será realizado no México. Será um espaço de resistência frente aos constantes ataques ao Estado Democrático de Direito que assolam o Brasil, a América Latina, e outras partes do mundo.

Vai reunir debates em torno de cinco eixos temáticos: Capitalismo e Desigualdades, Democracia e as Forças Sociais, Direitos de Grupos Vulnerabilizados, Comunicação e Tecnologias e Cultura.

O evento terá a participação de especialistas sobre os assuntos. Entre os convidados confirmados estão o professor Boaventura de Sousa Santos, o juiz criminal Rubens Casara, a ativista feminista francesa Jules Falquet, o pastor Henrique Vieira e o ativista membro da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou sua participação na mesa de abertura. A mesa terá também a presença de Marinete da Silva, mãe de Marielle Franco, vereadora do PSOL assassinada no Rio de Janeiro no dia 14 de março de 2018, entre outros convidados e convidadas.

O Fórum é uma iniciativa de coletivos jurídicos brasileiros do campo progressista como a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), o Coletivo Transforma MP, a Associação de Juízes para a Democracia (AJD), Defensoras e Defensores Públicos pela Democracia, Advogadas e Advogados Públicos pela Democracia (APD) e Movimento Policiais Antifascismo (PAF). A essas organizações somam-se dezenas de outras entidades de diferentes áreas e partes do mundo na construção coletiva do evento.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira