Enchentes

Governo do Piauí decreta calamidade pública em todo o estado por conta da chuva

Somente na capital, Teresina, centena de famílias tiveram que deixar suas casas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Corpo de bombeiros atende famílias afetadas na capital, Teresina - Governo do Estado do Piauí

Frente à chuva que atinge diversos municípios, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), informou que a gestão estadual prepara um decreto de calamidade pública que deverá ser publicado nos próximos dias. Os temporais já causam estragos em Teresina, e nos municípios de Floriano, Urucuí e Oeiras.

Somente na capital, cerca de 400 famílias foram impactadas. Centenas delas tiveram que deixar suas casas e estão abrigadas pelo governo ou por parentes, vizinhos, amigos e conhecidos e mais de 17 mil vivem em áreas de risco.

::Chuva dá trégua na Bahia, mas coloca 749 municípios de MG em alerta por possíveis temporais::

Em Floriano, houve transbordamento do Rio Parnaíba e diversas ruas ficaram alagadas. Na cidade de Oeiras, nenhuma família precisou ser deslocada, mas a prefeitura está em alerta, monitorando áreas de risco e mapeando os estragos causados pela tempestade desta segunda-feira (3).

Em Uruçuí, a cheia do Parnaíba também causou alagamentos na malha viária, isolou populações rurais e coloca em risco ribeirinhos e ribeirinhas. Um trecho de rodovia PI-247 , que conecta a região ao resto do estado, foi rompido na semana passada. 

Segundo Wellington Dias, o objetivo do decreto é facilitar a integração de ações entre estado e municípios para atender às vítimas e "garantir as condições de socorro às pessoas que precisam em diferentes áreas. Ao mesmo tempo, cuidar com Bombeiros, Defesa Civil de rodovias do que for necessário".

O estado do Piauí já estava sob decreto de situação de emergência desde o dia 27 de setembro. De lá para cá, o agravamento da situação levou prefeitos a também determinarem situação emergencial no âmbito municipal.

::Chuvas na BA e MG causam 31 mortes e colocam 277 municípios em situação de emergência::

 

Edição: Vinícius Segalla