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COBRANÇAS INDEVIDAS

Light e Cedae lideram ranking de reclamações na defesa do consumidor da Câmara do RJ

As duas concessionárias de serviços públicos encerraram o ano com mais de 400 queixas, segundo comissão

03.jan.2022 às 14h34
Rio de Janeiro (RJ)
Redação
Cedae relógio

Cedae teve 218 reclamações em 2021, a maior parte por efetuar cobrança da conta por estimativa - Divulgação

A Light Serviços de Eletricidade S.A.e a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), duas concessionárias de serviços públicos do Rio de Janeiro, encerraram 2021 como as empresas com o maior número de reclamações por parte de consumidores na capital fluminense. Segundo a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal do Rio, foram mais de 400 queixas no ano passado.

Leia mais: Aumento da conta de luz: o que está por trás da "crise hídrica" instaurada no país?

Com 228 denúncias feitas à comissão, a Light foi a líder de reclamações dos consumidores. Entre os principais motivos estão a cobrança de contas por estimativa e o não cumprimento da  Lei nº 6.871/2021, de autoria da vereadora Vera Lins (PP), presidente da comissão, que obriga as concessionárias a oferecerem a opção de pagamento antes da suspensão do serviço por inadimplência.

Em seguida veio a Cedae, com 218 citações, em sua maior parte por efetuar cobrança por estimativa. Na terceira posição a empresa de telefonia OI, com 83 registros, por não realizar o cancelamento de contratos dos usuários quando solicitado.

“Não podemos relaxar quando se trata de um direito do consumidor, e nem aceitar que ele pague uma conta que está sendo cobrada por uma simples suposição, seja ela da Light, Cedae, CEG ou de qualquer outra empresa. Isso é um abuso e uma covardia que vamos combater”, disse a vereadora.

Leia também: No Rio, família afirma que adolescente testou positivo para covid-19 e influenza

A Comissão da Câmara tem a competência de fiscalizar e zelar pela qualidade dos produtos de consumo e seu fornecimento, receber reclamações e encaminhá-las aos órgãos competentes, emitir pareceres técnicos quanto aos assuntos ligados ao consumidor e ao usuário e contratar serviços técnicos de laboratórios de análises e de técnicos em assuntos pertinentes ao consumidor, quando necessário.

A Câmara informou que as reclamações e denúncias são recebidas pelo e-mail [email protected], pelo telefone 0800 285 2121, ou pelo link reclame aqui.

Editado por: Eduardo Miranda
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