PREVIDÊNCIA

Prova de Vida volta a ser obrigatória para servidores inativos e pensionistas do Rio

A comprovação começa neste mês de janeiro e segue o calendário divulgado pelo governo do Rio

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A Prova de Vida estava suspensa desde março de 2020, devido à pandemia da covid-19 - Foto: Divulgação/Governo do Rio

A Prova de Vida para servidores inativos e pensionistas vinculados ao Rioprevidência e cuja folha de pagamento é gerida pela Secretaria de Estado da Casa Civil começa neste mês de janeiro e segue até o fim do ano. Ainda que o beneficiário possua portabilidade em outro banco, o procedimento deverá ser realizado no Bradesco. Aqueles que não fizerem a comprovação no mês do aniversário poderão ter o pagamento suspenso até que regularize a situação. A medida é obrigatória.

De acordo com o governo do estado do Rio de Janeiro, todos os segurados deverão estar munidos de Identidade, CPF e comprovante de residência (com a data de, no máximo, três meses) ou o modelo de declaração de residência indicada na Portaria RioPrev nº 432, de 30 de novembro de 2021.

Os servidores inativos e pensionistas que residem no exterior ou possuem representante legal devem estar atentos à documentação necessária em cada caso.

Representante legal ou procurador: os mesmos documentos do segurado já citados e a procuração específica, com firma reconhecida por autenticidade, outorgada há menos de três meses.

Residentes no exterior: original do Traslado de Escritura Pública de Declaração de Vida, de Estado Civil e de Comprovação de Endereço, lavrada exclusivamente por Tabelião de Notas da Embaixada Brasileira ou Consulado Brasileiro (emitida, no máximo, até três meses da data de envio); cópia autenticada do RG e CPF (ou os documentos de identificação oficiais com fotos, inclusive digital); declaração de próprio punho, contendo as seguintes informações: endereço eletrônico (e-mail) e telefones de contato do local onde se encontra no exterior.

Leia mais: Com alta da inflação pela 22ª semana seguida, famílias cortam itens básicos da alimentação

Já os acamados ou com dificuldade de locomoção que possuem um representante legal, procurador ou pessoa responsável, devem seguir as especificações normativas, de acordo com a Portaria do Rioprevidência nº 432, de 30/11/21, divulgada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro em 03/12/2021 e no site oficial do Rioprevidência. 

A Prova de Vida estava suspensa desde março de 2020, devido à pandemia da covid-19. O Rioprevidência ressalta que não solicita a realização da Prova de Vida por meio de aplicativos, e-mails, chamadas de vídeo, mensagens de texto ou ligações telefônicas. Mais informações estão disponíveis no site do Rioprevidência ou pelos telefones 0800-285-8191 e (21) 3850.3350.

Confira o calendário:


Fonte: Rioprevidência 

*Atualizada às 16h20 do dia 03/01

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister